Estética

Livrar-se da celulite pode ser mais fácil do que você imagina

Por Redação Doutíssima 29/04/2013

A celulite é mais do que um problema dermatológico. Ela é responsável pelo desespero de milhares de mulheres que querem se livrar do aspecto de casca de laranja da pele. Se você é uma delas, saiba como a alimentação, os exercícios físicos e até mesmo o que a tecnologia promete fazer pela sua beleza.

Alimentação saudável: arma contra a celulite

As causas da celulite vão além dos fatores genéticos e má alimentação.Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o estrogênio – hormônio feminino – colabora para que as mulheres acumulem gordura nos glúteos e coxas.

celulite

Adote novos hábitos para afastar a pele do aspecto de casca de laranja. Foto: Shutterstock

Como embaixo dessa estrutura o músculo é forte, na contração, a derme é puxada e aparecem os furinhos. Mesmo assim, alimentos à base de lecitina de soja ou ácidos graxos, como salmão, azeite e amêndoas, ajudam a diminuir ou evitar a celulite.

Isso significa que as pessoas que evitam ingerir alimentos industrializados, com alto teor de sódio, açúcar e gorduras estão menos propensas a ter celulite, que aflige a 99% das mulheres e apenas 20% dos homens.

 

celulite

Salmão possui propriedades que ajudam na prevenção da celulite. Foto: Shutterstock

Exercícios para eliminar o problema

A atividade física é um santo remédio para remodelar todas as partes do corpo. Para amenizar seu problema com a celulite, não é diferente. Nesse caso, o exercício se justifica porque o corpo usa a gordura que está no tecido interno e queima, como forma de energia.

Aulas de zumba e musculação localizada são as mais indicadas. Isso porque o primeiro ajuda a queimar energia e o segundo a manter a tonacidade da pele, bem no local onde os furinhos estão.

Treinos três vezes por semana são suficientes, caso você tenha uma rotina mais sedentária. Com o tempo, aumente a intensidade e a frequência das atividades. Exercícios para fortalecer o bumbum, coxas e abdômen, como agachamento, planta e outros localizados, farão milagres pela sua forma física.

celulite

Zumba é opção de atividade física que faz muito bem à pele. Foto: Shutterstock

Tecnologia para eliminar a celulite

Mas se você já cuida da alimentação e faz exercícios físicos regularmente e, mesmo assim, não gosta do que vê no espelho, talvez seja hora de apelar para procedimentos de alta tecnologia.

Um deles é a massagem dérmica (drenagem linfática), um dos procedimentos mais comuns em clínicas estéticas e que tem como objetivo reduzir o inchaço e melhorar a tonificação da pele.

Porém, é preciso ter cuidado mesmo para se submeter a um procedimento aparentemente simples. O tratamento é ótimo para corrigir o aspecto da pele, mas pode agravar problemas das mulheres que têm trombose venosa. Por esse motivo, deve ser feito apenas mediante liberação médica.

Drenagem linfática

Drenagem linfática pode trazer bons resultados na redução da celulite. Foto: Shutterstock

Um aparelho que promete mandar embora qualquer celulite é o Triactive, que reduz e até elimina o problema desde grau I (moderado) até grau IV (intensa). A aplicação do laser de diodo é totalmente indolor e promove a quebra das gorduras que detonam o visual da pele.

Embora eficiente, os resultados da técnica só aparecem a partir da décima sessão. Por isso, são recomendadas 15 sessões, com frequência de duas vezes por semana, com uma média de 40 minutos a uma hora.

O importante é encontrar a técnica com a qual você melhor se adapte, independentemente do tempo que leve para resolver o seu problema. Se sentir bem é o seu principal objetivo então, tenha paciência e persistência.

 

celulite

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!