Beleza > Maquiagem > Pele

Protetor solar com cor de base ou base com proteção? Entenda

Por Redação Fortíssima 02/05/2013

Na correria do dia a dia, cosméticos práticos ajudam a manter a beleza e os cuidados com a pele sem demandar muito tempo. A maquiagem é essencial para as mulheres na manutenção do visual, enquanto a fotoproteção se mostra indispensável diante dos raios ultravioleta. Mas é possível aliar ambos em um produto: o protetor solar com cor de base.

Se você é adepta da base para uniformizar a pele e esconder manchas no rosto, sabe que determinados produtos já contam com fator de proteção solar (FPS). Mas, então, o que diferencia uma base com proteção do protetor solar com cor de base? O principal fator é a cobertura, mas ambos são eficazes quando o assunto é preservar a derme.

Protetor solar

Protetor solar com cor de base oferece proteção contra raios UVA, UVB e luz artificial. Foto: iStock, Getty Images

Base com proteção  x protetor solar com base

Cada vez mais tecnológica, a base com proteção solar pode apresentar diferentes texturas e deve ser aplicada em todo o rosto para uniformizar, hidratar, garantir a durabilidade do look  e, naturalmente, bloquear a ação dos raios ultravioleta. Se você quer proteger a pele, sem abrir mão de uma boa cobertura na make, ela é a opção ideal.

Já o protetor solar com cor de base não tem como prioridade número esconder manchas ou espinhas de forma profissional. Sua principal função é proteger. Por isso, ele garante um aspecto mais natural diante da aplicação, mas proteção redobrada contra a ação de fatores como sol, vento e poluição.

O fato de proporcionar um efeito mais suave na pele faz com que os homens, inclusive, também optem pelo protetor solar com base. Outro ponto favorável é que o produto bloqueia os raios UVB e UVA, além da luz artificial. Mas o que isso significa?

Os raios UVB são responsáveis pela queimadura solar e causadores do envelhecimento precoce – mais incidentes no período entre 11h e 15h. Já os raios UVA estão presentes durante todo o dia e são causadores dos mesmos problemas. A luz artificial, por sua vez, é aquela presente em ambientes fechados, responsável por manchas acastanhadas na pele.

A desvantagem do protetor solar com cor de base é que, por não ser um produto com enfoque principal estético, ele conta com menos variedade. Ou seja: há menos opções disponíveis para os distintos tons e texturas de pele.

Enquanto a base com proteção é ofertada em cores que atendem desde as peles muito claras, até as pardas e negras nos mais variados tons, o protetor solar com base costuma oferecer apenas as opções de bege claro, médio ou escuro. As marcas apontam que essas tonalidades são adaptáveis para as variadas cores de pele.

Já em relação à textura, as bases com proteção podem ser melhor destinadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Há opções para quem tem pele normal, oleosa, seca ou mista. Os protetores com base, geralmente, contêm uma fórmula geral para todos os tipos.

Protetor solar com base: como usar?

Assim como qualquer outra base, o produto deve ser aplicado por todo o rosto com auxílio de um pincel ou das próprias mãos. Espalhe de forma suave, de modo que não haja acúmulo excessivo em nenhuma região.

A ideia é que o resultado fique o mais natural possível. Para isso, não exagere na quantidade de protetor e faça uma leva massagem durante a aplicação, para que a pele absorva bem. Assim, você ficará linda e protegida todos os dias.

O que você acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!