Especialidades

5 Dicas infalíveis para dormir melhor

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

05.01 dormir

Esses cindo princípios básicos podem ajudá-la a dormir melhor durante a noite e com um sono bem aproveitado, com certeza seu dia será melhor também. O primeiro para ter um bom dia é ter passado uma boa noite de sono. Se o sono não for bem aproveitado, seu dia já começa com cansaço e mal humor. Então, vamos explicar melhor o que cada uma dessas dicas querem dizer:

1. Não coma nada pesado antes de dormir

A digestão atrapalha o sono, por isso evite comer alimentos pesados à noite. Cortar a carne vermelha, pratos condimentados, álcool, café e chá são uma dica. Procure escolher mais saladas, vegetais, massas e peixe, bem como os produtos lácteos que contêm triptofano – uma substância da qual deriva a serotonina, que ajuda a tranquilizar e acalmar.

Além disso, coma o mais cedo possível, pelo menos duas horas antes de dormir. E outra coisa que pode ajudar no sono é beber uma infusão de ervas (tília, verbena, camomila ou de flor de laranjeira, ou paixão-flor, valeriana, espinheiro e hop, tudo de bom contra nerviness) ou um copo de leite quente, que tem efeito sedativo.

2. Dormir na temperatura certa

Então, você tomou um banho bem quentinho para relaxar antes de ir para a cama!? Na verdade, quando o corpo se prepara para dormir a temperatura do corpo cai. Porntato, você precisa acompanhar esse processo com um banho morno ou a uma temperatura máxima de 37°C para acalmá-lo.

Um quarto superaquecido, ao contrário do que se pensa, não ajudar a dormir,m as certifique-se de que seus pés estão quentinhos. Estudos têm demonstrado manter as extremidades quentes ajuda na vasodilatação das veias que, por sua vez,deixam você mais sonolenta.

3. Respeite o seu sono

Você tem dificuldade para dormir à noite? Talvez você esteja adiando a hora de dormir porque quer assistir o final de um filme, conversar com os amigos ou acabar um bom livro.

O sono é organizado em ciclos de cerca de uma hora e meio de duração e se você deixa passar um desses ciclos, terá de esperar o próximo para conseguir dormir bem.  Não adianta nem terntar ir para a cama que você vai ficar se virando até o outro ciclo chegar. Da mesma forma, se você for uma pessoa com hábitos noturnos, não há porque ir para a cama cedo porque você não conseguirá dormir.

Quando seus olhos começar a arder e os bocejos são mais frequentes, vá logo para a cama e tente acordar sempre por volta do mesmo horário. Se você dorme de forma desregulada seu corpo não consegue se adaptar ao seu sono, pois nunca saberá qual é a hora de ir dormir, portanto o sono será mais leve e menos proveitoso.

4. Melhore o espaço onde você dorme

A primeira coisa que um especialista no sono vai lhe dizer para fazer é retirar a televisão do quarto. Da mesma forma, o seu quarto não deve acumular também a função de escritório. E é ainda pior se você continuar a trabalhar sob as cobertas. O seu quarto é um lugar para dormir, não é um espaço aberto, multifuncional!

É difícil ter uma boa noite de sono em um colchão deformado ou se você sentir cada movimento do seu parceiro de cama. Você deve mudar o seu colchão a cada 10 anos, portanto, quantos anos têm o seu colchão atual? Além disso, você também pode usar tampões de ouvido no seu kit de sono, caso o seu parceiro ronque ou haja muito barulho vindo de fora.

5. Utilize o poder da mente para dormir melhor

Certas atividades intelectuais podem realmente atrapalhar sono se ele não é estável. Evite assistir televisão ou jogar videogames no final da tarde, e também não entre em atividades preocupantes, como equilibrar o seu orçamento ou a aproximar-se do trabalho em casa.

Se você pensar nisso tudo antes de dormir, vai continuar pensando quando for para a cama e será difícil se concentrar na atividade presente. Tente ouvir boa música, meditar um pouco, conversar com o seu parceiro… Qualquer coisa que possa ajudá-lo a esquecer seus problemas e relaxar para um sono completo e repousante à noite toda.

Fonte: Isabelle Delaleu – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto