Clínica Geral > Saúde

Saiba como diminuir o desconforto das cólicas menstruais

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

A dismenorreia é o termo médico para as dolorosas cólicas menstruais, que podem aparecer imediatamente antes ou durante a menstruação. É possível reduzir o desconforto causado por elas, mas ainda assim é preciso estar atenta porque em certos casos talvez seja um sinal de problemas médicos como endometriose ou doença inflamatória pélvica.

Por que as mulheres têm cólicas menstruais

As cólicas são dores nas áreas do abdômen e pélvica que podem ser experimentadas por uma mulher como resultado de seu período menstrual. Muitas vezes, elas são sentidas apenas como sensação de peso na região abdominal, mas em outros casos são tão dolorosas que no final das contas acabam interferindo com as atividades cotidianas.

Um estudo publicado na revista médica Pain indica que elas são capazes de afetar a maneira como as mulheres pensam e sentem, inclusive reduzindo seu desempenho cognitivo. O problema afeta cerca de 20 a 90% das mulheres adolescentes, de acordo com a publicação American Family Physician.

Elas ocorrem porque durante o período menstrual o útero se contrai para ajudar a expulsar seu revestimento. É que estão presentes nesse processo as prostaglandinas, substâncias semelhantes a hormônios e que acabam causando dor e inflamação durante essa reação. Quanto maior o nível de prostaglandinas, mais severa será a dor sentida pela mulher.

Vale a pena ter atenção porque a dor também pode estar ligada a outros problemas como a endometriose. Bastante dolorosa, ela ocorre quando o tecido que reveste o útero invade outras partes do corpo – geralmente trompas, ovários ou tecido que reveste a pélvis. Os miomas uterinos são outra possível causa para a dor.

Há ainda a doença inflamatória pélvica. Essa é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos, geralmente causada por bactérias sexualmente transmissíveis. Entre os sintomas principais desse problema está a dor abdominal – que pode assim ser confundida com as cólicas.

Cólicas menstruais

Cólicas menstruais podem interferir negativamente em atividades cotidianas. Foto: Shutterstock

Como aliviar o desconforto causado pelas cólicas

Se não há qualquer problema subjacente relacionado às cólicas menstruais, com algumas dicas simples é possível gerenciar a dor. Confira algumas delas:

  • Exercício: uma caminhada rápida ou qualquer tipo de atividade física é capaz de ajudar no alívio da dor. É que quando você está fazendo exercícios aeróbicos o corpo acaba bombeando mais sangue, e isso ajuda a liberar endorfinas capazes de neutralizar as prostaglandinas – reduzindo assim as cólicas.
  • Aplique calor: ajuda a relaxar os músculos que se contraem no útero – principal causa das dores. Para isso, use toalhas quentes ou uma garrafa de plástico com água quente no local. Cuide para não se queimar.
  • Chá de camomila: um estudo publicado no Journal of Agriculture and Chemistry descobriu que pode haver propriedades analgésicas nesse chá perfumado. Por ser um anti-inflamatório natural, ele é capaz de ajudar na diminuição da produção de prostaglandinas, assim aliviando cólicas menstruais.
  • Orgasmo: ele ajuda a aliviar quase todos os tipos de dores, incluindo as cólicas. É que antes do orgasmo o útero fica mais relaxado, e no momento de ápice há um aumento do fluxo sanguíneo – dois fatores que contribuem para diminuição das dores.
  • Acupuntura: pesquisadores da Kyung Hee University, Coreia do Sul, descobriram que a acupuntura pode ter efeitos positivos sobre a dor durante o período menstrual. Para chegar a essa conclusão eles revisitaram 10 estudos anteriores, que envolveram um total de 944 participantes.

O que acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!