Nutrição > Receitas

Diminuir o estresse pode ajudar no emagrecimento

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

O estresse pode causar muitos estragos. Até na sua luta contra a balança, sabia? Por isso é importante entender e reconhecer quais são os gatilhos que o disparam, ajudando a evitar esse problema.

Estresse

Estresse pode levar à perda de massa muscular e ao aumento do armazenamento de gordura. Foto: Shutterstock

A ciência do cortisol e a perda de peso

Quando o corpo é colocado em eventos estressantes, as respostas adrenais do organismo são acionadas – popularmente conhecidas como “luta” ou “fuga”. E uma dessas respostas é justamente a ativação do glicogênio presente no fígado e no tecido muscular como fonte de energia rápida.

Para os homens das cavernas, essa era uma reação corporal extremamente valiosa porque lhes fornecida energia de forma eficiente quando estavam sob ataque de algum animal, por exemplo. Acontece que atualmente as fontes de estresse são muitas e geralmente não são necessárias “fuga” ou “luta” para escapar delas.

Segundo pesquisadores da Universidade do Novo México, Estados Unidos, essa resposta do organismo a eventos estressantes é capaz de levar à perda de massa muscular, aumento do armazenamento de gordura e impulsos para comer demais.

Quem tem essa condição de modo crônico possui uma dificuldade adicional para perder peso. Isso porque quando se está estressado há aumento de níveis de cortisol liberados no organismo. E altos níveis desse hormônio podem atacar a massa muscular.

Como resultado, há um abrandamento do metabolismo porque o músculo queimará calorias e armazenamento de gordura abdominal para utilização posterior. Além disso, a liberação de cortisol é capaz de levar a um aumento do apetite – desejo extremo de comer que muitas vezes leva ao ganho de peso indesejado. É possível ainda a ocorrência de aumento de inflamação em todo corpo.

O que fazer para minimizar o estresse

  • Exercício: essa é uma ótima maneira de relaxar e queimar calorias. Quando você se exercita, outros hormônios são liberados e muitas vezes neutralizam seus pares (como o cortisol), fazendo você se sentir melhor. Eles também podem ajudar a controlar a insulina e os níveis de açúcar no sangue, algo bastante válido para reprimir o apetite.
  • Dieta equilibrada: uma dieta rica em alimentos de todos os grupos é a melhor maneira de manter corpo e mente saudáveis. E não há mistério para fazer isso, basta um pouco de disciplina. Escolha refeições regulares que contenham carboidratos completos e uma variedade de frutas e legumes.
  • Lazer: não importa o quão agitada está a sua vida, é preciso tirar um tempo para descansar e fazer algo que você gosta. Acredite, relaxar irá ajudar você a ganhar perspectiva e torna-lo menos propenso a recorrer à comida para o conforto.
  • Abstenção de substâncias nocivas: álcool e cigarro são capazes de levar a aumento do desgaste emocional e causar elevação do nível de cortisol no organismo. Mais adiante, isso produz queda das taxas de açúcar no sangue e leva à fome e aos desejos e excessos. Portanto, evite esse tipo de hábito se você anda se sentindo estressado.

O que acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!