Qualidade de vida

Como combater o estresse de todos os dias

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

stress

Maneiras de combater o estresse
Vamos falar um pouquinho dos estragos que o estresse pode ocasionar na nossa sobre a saúde. E sobretudo na nossa rotina de vida.

Estresse= doença, impotência, perda de produtividade, etc. Eu não estou falando sobre o estresse no trabalho especificamente mas sim de todo distúrbio que esse mal estar pode causar.

No entanto, não devemos nos iludir.

Uma vida sem estresse, hoje, é que é realmente possível? Será que é mesmo desejável? Na verdade, existem diferentes tipos de estresse. Às vezes uma situação de estresse nos motiva, impulsiona a executar alguma atividade produtiva, pode multiplicar as nossas capacidades e nos empurrar a fazer maravilhas. Esse é o estresse moderado.

O problema é que a maior parte do tempo, já estamos tão estressados que perdemos o controle, então a nossa auto estima, vivacidade, e nossa produtividade, eficiência e alegria de viver diminui bruscamente.

Vai aí então, uma pequena relação de dicas para te ajudar lutar contra este flagelo dos tempos modernos:

 

stress-homme-1024x737

Se mexer!

Quando estamos sob pressão 24h/dia e 7 dias/Semana, não temos como escapar do estresse. Para evitar a explosão, é necessário descarregar as energias. A atividade esportiva é uma boa maneira de limpar o corpo e a mente. Algumas artes marciais, como Aikido, por exemplo, pode realmente acabar enquanto aprende a relaxar, e são muito eficazes na luta contra o estresse.

Comer Bem

É um clichê, mas é verdade! Uma dieta saudável, equilibrada e regular pode trazer a energia necessária para lidar calmamente com as exigências do dia -a-dia. Comer devagar e mastigar bem. Assim, você evita o desperdício de energia ao digerir.

Desacelere

Correr pra lá e pra cá tentando fazer tudo de uma vez é certeza de estresse na certa. Quando você perceber que começa a se apressar desnecessariamente, forçar-se, pense da seguinte maneira:

Se eu tenho 53 minutos para gastar, eu caminharei lentamente até chegar na fonte.

Faça pausas

Às vezes devagar não é o suficiente. Quando você está com a cabeça tão cheia a ponto de não conseguir se localizar dentro dos seus projetos, quando você não sabe por onde começar… A melhor coisa a fazer é fazer uma pausa. Breaks podem variar entre: o coffee break de 10 minutos durante o trabalho até a ceia de natal . Uma pausa, é sempre útil para se auto analisar e desafiar.

Aprenda a dizer não
Se imponha e aprenda a dizer NÃO

Ele te propõe um projeto complicado? Tarefa desnecessária?

Respire fundo e diga um bom e sonoro: não! Não precisa se sentir culpado, mesmo que tenha tempo livre, os que te pediram o favor inútil, esses sim não sabem gerar seu próprio tempo.

Relativizar

Quanto à força de agir sem pensar, às vezes você acaba transformando grãos de poeira em montanhas. Lembre-se de duas etapas:

1) Não faça uma montanha de algo que não importa

2) Não se esqueça que nada é sério. Quando você tem um problema, pergunte a si mesmo as seguintes perguntas: O que aconteceria no pior dos casos? Isso é realmente sério? Relativizar os seus problemas você vai viver mais serenamente.

Veja o lado positivo das coisas

Analisando a situação, podemos SEMPRE encontrar um aspecto positivo de uma situação negativa. Nada é somente preto ou branco, então que tal misturar um pouco as cores?

Fonte: Plasmableu

Tradução e Adaptação: Raquel Paquiela