Nutrição

Fontes naturais de vitaminas A, C e D!

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

mulher-comida-alimentacao

A vitamina D é o nutriente estrela do rock. Uma pesquisa publicada em abril descobriu que níveis adequados da vitamina melhoram a força muscular e ajudam os músculos a trabalhar mais eficientemente, por aumentar a energia de dentro das células. Estudos anteriores ligaram a vitamina D à redução dos índices de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta, osteoporose e alguns tipos de câncer, mas os cientistas estimam que a maioria das pessoas têm níveis inadequados. Este nutriente chave não é encontrado naturalmente em muitos alimentos, e receber quantidade suficiente pode ser um desafio.

O apelido da vitamina D é “vitamina do sol”, porque a exposição aos raios ultravioleta do sol desencadeia a sua produção no organismo. Infelizmente, você não pode contar com o sol como sua única fonte. A estação do ano, hora do dia, cobertura de nuvens, poluição atmosférica, e protetor solar afetam a exposição aos raios UV e produção de vitamina D. Um estudo recente descobriu que mais de 50 % de havaianos que gastam de 20 a 30 horas por semana ao ar livre ainda tinham níveis baixos. É por isso que um estudo recém-publicado sobre cogumelos foi tão impressionante. Sabemos há algum tempo que a exposição aos raios UV também aumenta os níveis de vitamina D nos cogumelos, e pesquisadores da Boston University School of Medicine, constataram que, em adultos saudáveis, comer cogumelos ensolarados durante 12 semanas de inverno foi tão eficaz em aumentar a vitamina D no sangue como tomar um suplemento.

Como comer mais:

Você pode adicionar cogumelos em qualquer coisa, de omeletes e saladas à massas. Cogumelos assados ​​ou salteados com ervas sobre uma cama de verdes orgânicos é um dos meus pratos básicos. E para um fácil e leve aperitivo, eu adoro a marinar cogumelos em vinagrete balsâmico e servi-lo gelado em palitos ou atirá-los na grelha em espetos. Você pode até mesmo incorporar os cogumelos em receitas de sobremesas, como sorvete de cogumelo!

Frutos do mar também são ótimas fontes de vitamina D!

Mangas redutoras de gordura

Mangas são ricas em vitaminas A e C, que ajudam o sistema imune, além da fibra e antioxidantes únicos que foram testados e aprovados como ferramenta para combater a inflamação, um conhecido gatilho para o envelhecimento e doenças. Agora, uma nova pesquisa, de cientistas da Oklahoma State University, mostra que estas deliciosas gemas também podem ajudar a reduzir a gordura corporal. No estudo em animais, carne de manga foi liofilizada, transformada em um pó e adicionada em pequenas quantidades nas refeições de alguns ratinhos, mas não outros. Após dois meses, os cientistas descobriram que os ratos alimentados com manga tinham menos gordura corporal, bem como níveis de colesterol, e um melhor controle do açúcar no sangue.

Como comer mais:

Eu amo manga pura, mas também é fantástico em um smoothie, ou adicionado a cereais e parfaits quentes ou frios. Ele também funciona bem com pratos salgados, como frutos do mar assados ​​ou grelhados. E para um tratamento mais saudável, eu coloco manga para substituir as coberturas industrializadas nos cupcakes.

Adaptado e traduzido de Health.com