Beleza > Cabelos

Como deixar o cabelo mais brilhante, com apenas massagens

Por Redação Doutíssima 02/05/2013

05.01 massagem couro cabeludo

Para manter os cabelos saudáveis e brilhantes os profissionais têm ótimas dicas e truques desde máscaras de reparação, óleos nutritivos e shampoos especias até uma massagem no couro cabeludo. Além de tornar lavagem mais eficaz e dar brilho para o cabelo, a massagem é super relaxante.

A massagem milagrosa dos cabelos brilhantes

Por que não experimentar uma massagem no couro cabeludo em casa mesmo? “Depois de um dia agitado, escove o cabelo vigorosamente, mas sem puxar as raízes”, aconselha Mireille Miroglio, diretora de treinamento da René Furturer Paris. Deixe seu cabelo e a mente respirarem para que você se sinta totalmente revigorado e renovado. Depois disso, você pode começar a massagem utilizando dois movimentos simples. Primeiro, com os cotovelos sobre a mesa, massageie o couro cabeludo, movendo toda a pele ao redor com as pontas dos dedos. Vá massageando a partir da base do crânio até o topo de sua cabeça. Em seguida, trabalhe o seu caminho novamente massageando a pele no sentido de sua testa descendo até a nuca e o pescoço. A massagem é realmente prazerosa e será uma forma de relaxar os cabelos e a mente.

Massagem profissional

A massagem profissional é mais complicada do que a auto massagem. O pioneiro nas massagens no cabelo, René Furterer Paris,afirma que a técnica segue sete passos: amassar a nuca, movimentos circulares, os cursos de percussão, compressão, vibração e drenagem. Cada uma das etapas é importante para o fluxo sanguíneo por causa do movimento do couro cabeludo, portanto a massagem energiza a pele e torná-a mais flexível.

Cada vez mais salões de beleza estão oferecendo esta técnica para deixar o cabelo mais brilhante, incorporando até algumas práticas orientais que ajudam a relaxar e revitalizar. “A massagem de cabelo japonesa é baseada no Shiatsu, e tem como objetivo estimular os mesmos pontos de pressão da acupuntura ao longo dos meridianos do seu crânio”, explica Claire Gould, diretor da Carita. Esta técnica envolve a aplicação de pressão com os dedos por todo o couro cabeludo.

Os benefícios

“Se o cabelo é exposto aos agressores, como fumaça de cigarro e chapéus, o couro cabeludo pode tornar-se sensível e desconfortável, porque perde sua elasticidade natural”, explica Mireille Miroglio. Ela também afirma que couro cabeludo também pode ressecar, assim como a pele do rosto.

A massagem, portanto, ativa a micro-circulação no couro cabeludo, aumentando a saúde do cabelo e tornando-o mais brilhante e sedoso. Se o seu couro cabeludo puder respirar, o seu corte vai funcionar melhor e não vai perder o estilo tão rapidamente. E os benefícios não param por aí. A massagem também tem um efeito relaxante, e só levar um pouco de pressão aplicada diretamente no couro cabeludo para criar uma profunda sensação de bem-estar. Tome cuidado para massagear o couro cabeludo muito delicadamente para não irritá-lo.

Que tal experimentar também?

Fonte: Catherine Maillard – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto