Relacionamento

5 coisas que você não deve fazer após o término de namoro

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

Superar um término de namoro nunca é fácil. Depois que um relacionamento acaba, podemos nos pegar fazendo coisas estúpidas que depois se tornam motivo de muito arrependimento. Por isso, nesse momento, é preciso colocar a cabeça no lugar e saber lidar com os nossos sentimentos. Nem sempre é fácil, mas é possível, acredite.

 

Sentimentos confusos no término de namoro

Quando você termina um relacionamento, mesmo que seja consensual, vai precisar passar por um período de reestruturação na sua vida. Nesse tempo, procure não tomar nenhuma atitude drástica, já que você não irá conseguir pensar direito e agirá apenas com as emoções.

 

É um momento de reflexão. Segundo um estudo da Universidade do Arizona, organizado pela pesquisadora Grace Larson e publicado em 2015, refletir sobre o término de namoro e conversar com alguém sobre o que você está sentindo é mais eficaz na recuperação emocional do que guardar rancores para si mesmo.

termino de namoro

Refletir e evitar atitudes drásticas são importantes no fim do namoro. Foto: iStock, Getty Images

O que não fazer no término de namoro

Como já dito, atitudes drásticas podem piorar ainda mais a situação, pois servirá para negar a si mesma o respeito próprio. Além disso, provavelmente não irá respeitar o outro. Por isso, veja quais as atitudes mais comuns depois de um término de namoro que você deve evitar, pelo menos no início.

 

1. Fingir que você está bem

 

Ele ou ela terminou com você, mas não é por isso que você vai dar o gostinho e mostrar que está sofrendo com a situação. É natural você querer ignorar seus sentimentos e buscar formas de esquecer o rompimento. Acredite, isso pode deixar as coisas mal resolvidas e demorar muito mais para que você consiga dar a volta por cima.

 

2. Tentar reatar

 

Logo após um término de namoro, uma das piores atitudes que você pode tomar é ir atrás da pessoa e buscar reatar. Se você tem certeza que ainda não acabou, deixe o tempo confirmar isso. Ir atrás dele ou dela e pedir para voltar pode acabar magoando muito mais. Você não precisa disso nesse momento. Acredite: o que é pra ser, será.

 

3. Serem “apenas amigos”

 

As pessoas quase nunca conseguem transformar um rompimento em uma amizade saudável, pelo menos até que vocês estejam prontos para ser amigos. É importante criar um espaço intencional para curar as feridas do fim do relacionamento.

 

4. Buscar de vingança

 

Não tente atacar o seu ex, como se objetivasse acabar com a vida dele. Ok, você não quer acabar com a vida dele, apenas o fazer sentir o que você está sentindo. Mas esse tipo de atitude traria muito mais prejuízos a você.

 

Riscar o carro e falar mal dele na internet  não vão aliviar o que você está sentindo. Isso apenas irá alimentar ainda mais a sua amargura. Depois de um término de namoro, o afastamento total da pessoa pode ser muito mais benéfico do que um sentimento de vingança.

 

5. Dormir com o ex

 

Vocês decidiram conversar e, depois disso, algo diferente aconteceu e acabaram entre os lençóis. Acredite, se não há a intenção de voltar com você, não é uma noite de sexo que vai mudar isso. O que realmente pode acontecer é você se machucar ainda mais com a rejeição pela manhã.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!