Medicamentos > Saúde

Anestesia geral: veja 10 perguntas e respostas mais comuns

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

Chegou o momento de fazer uma cirurgia delicada ou mesmo exame com anestesia geral e você está cheio de dúvidas? Saiba que você não é único nessa situação. Afinal, passar por um procedimento médico quase sempre gera algum tipo de apreensão. Foi para responder as principais dúvidas que separamos 10 das perguntas mais comuns sobre o tema.

 

Anestesia geral exige confiança 

Antes de mais nada, saiba que o essencial é que você confie no médico e na equipe que irá atendê-lo. É natural que surjam dúvidas e que você queira respostas. Abaixo, confira os questionamentos mais comuns a quem vai precisar submeter-se ao processo de anestesia geral.

anestesia geral

Anestesia geral sempre envolve riscos, mas casos de morte são raros. Foto: iStock, Getty Images

Sobre a anestesia geral

1. Quais são os riscos da aplicação da anestesia geral?

Sempre haverá riscos, mas os números de morte nesses casos são baixos, menos de 1 para cada 100 mil pacientes. Pode ainda haver efeitos colaterais desagradáveis, embora também em número cada vez mais reduzido. Os pacientes têm consulta antes da anestesia e passam por observação após. Isso torna o procedimento mais seguro.

2. Como é aplicada a anestesia geral?

Adultos recebem a anestesia por uma sonda, através de uma injeção de dois ou três tipos diferentes de medicação. Um deles é um sedativo hipnótico que provoca o sono, o outro é um analgésico com morfina que impede que sinta dor e, por fim, um agente de bloqueio neuromuscular paralisa os músculos do corpo.

3. O que acontece quando se está anestesiado?

Sob o efeito da anestesia, todas as precauções são tomadas, como monitoramento da frequência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigênio no sangue e temperatura. A queda da pressão arterial ou aumento da frequência cardíaca, por exemplo, podem ser os primeiros sinais de uma alergia ou sangramento, o que justifica os cuidados.

4. Posso comer antes?

Não é aconselhável que se coma nada sólido pelo menos seis horas antes da operação, da mesma forma, não é indicado que se beba água nas duas horas que precedem a cirurgia. Isso inclui ainda não fumar seis horas antes.

5. Tem que tomar algum medicamento antes?

 

O tratamento normal ao paciente é dado pelo anestesista e adaptado para cada pessoa. Além disso, não é necessário tomar nenhuma medicação específica antes de passar pela anestesia geral. Alguns medicamentos, como anti-hipertensores e anti-coagulantes, devem ser interrompidos ou substituídos.

6. É preciso mudar os hábitos antes?

O ideal é parar de fumar algumas semanas antes. Da mesma forma é indicada a abstinência alcoólica e de drogas.

7. A pessoa pode acordar sob o efeito da anestesia geral?

Não deve. O anestesista precisa garantir que o paciente não irá acordar. Em casos muito raros, os pacientes podem até acordar, mas provavelmente não vão se lembrar. Se isso acontecer, o anestesista vai aprofundar a anestesia.

8. O que acontece depois da anestesia geral?

Depois da anestesia, o paciente permanece por algumas horas na sala de recuperação. Os pacientes acordam gradualmente depois que a medicação para de ser aplicada. Alguns pacientes podem sentir náuseas e vômitos, especialmente se houver fatores de risco.

9. Existe alergia à anestesia geral?

Existe sempre um risco, no entanto, as equipes se preparam para estes casos na consulta pré-operatória. Alergias graves são muito menos comuns. Além disso, anestesistas são treinados para reagir nessas situações.

10. Há perigo em se submeter à anestesia geral repetidamente?

Especialmente em idosos, é importante observar os riscos de efeitos colaterais diante de repetições da anestesia geral.