Clínica Geral > Saúde

Autismo: O que é e como tratar

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

autismo-2

O autismo faz  referência aos critérios inerentes ao desenvolvimento ( também chamados de Transtorno global do  desenvolvimento)

O transtorno se manifesta alterando o comportamento da pessoa e a capacidade de sociabilização.

Estudos recentes dão o nome de Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação.

As caracteristicas do Autismo podem ser divididas em 3 categorias:

As relações Sociais
A comunicação
A imaginação
Isto é o que é conhecido como  tríade.

Além disso, estas características podem ocorrer em diferentes combinações e com intensidade variável. Portanto, as pessoas autistas são muito diferentes umas das outras.

Os problemas do spectro do altismo são problemas do desenvolvimento, mas isso nao quer dizer que as crianças com altismo não se desenvolvem. Nos ultimos anos percebemos que os altistas podem aprender um monte de coisas em função do seu proprio potencial. As caracteristicas desses problemas podem mudar ao longo do crescimento da pessoa, também naturalmente em intensidade mesmo na vida adulta.

Não é porque as aptidões sociais e a comunicação estão perturbadas que as crianças deverão ser isoladas. Simplesmente a faculdade comunicativa e social foi afetada. Os autostas possuem qualidades.

Por exemplo o contato visual. A idéia difundida é que as crianças autistas não olham para o interlocutor.Portanto, certas crianças os olham diretamente nos olhos e além disso, os fixam. Ou seja, não podemos dizer que definitivamente não ha contato visual com o autista, porém o contato às vezes é um pouco estranho. Um outro exemplo: para estabelecer contato com um autista, precisa superar um desafio. Eles costumam desafiar. Certas pessoas com altismo te perguntarão ” quanto você mede” ou “quanto você pesa”. Não podemos dizer que não  existe comunicação mesmo sendo esse sinal um pouco estranho e incomum.


As dificuldades se situam tanto no plano expressivo como no plano receptivo (compreensão). Em outras palavras, as pessoas, em que com altismo, têm dificuldade em fazer contato com outras pessoas ou de se expressar, mas acho igualmente difícil, entender as habilidades sociais e de comunicação dos outros para com  eles. Eles apresentarão por exemplo, dificuldades em dar as mãos, não solicitarão ajuda para se levantar e nem compreender o mesmo gesto vindo de outras pessoas que não seja seus pais. A maior dificuldade a superar consiste não so em compreender suas emoções, mas também seus pensamentos e intenções. Bruscamente falando, lida-se com uma “cegueira mental”

Por fim, os interesses, mesmo que sejam pequenos, podem variar bastante  de pessoa pra pessoa, principalmente no caso de comportamentos estereotipados motores, rotinas ou interesses mais cognitivos. Os interesses e escolhas também podem variar durante a vida. Uma pessoa pode passarde comportamentos estereotipados motores (palmas), em sua infância, e interesses cognitivos (foco no tempo) na vida adulta.

Fonte: Autismo.be

Tradução e adaptação : Raquel Paquiela