Cirurgia Plástica > Saúde

Cirurgia plástica nos braços é cada vez mais comum

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

Em decorrência da oscilação do peso corporal ou mesmo pela ação dos anos, os braços podem se tornar um incômodo estético para qualquer pessoa vaidosa. Pele em excesso, flacidez e o temido “tchauzinho” representam uma composição nada agradável. É por isso que os procedimentos de cirurgia plástica no local são comuns.

Segundo informações da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2013 o Brasil foi o país que mais realizou cirurgias no mundo, contabilizando 1,49 milhão de procedimentos. Entre os mais procurados estava a lipoaspiração, normalmente feita nos braços e outras regiões do corpo, como abdômen, flancos e dorso, coxa e culotes.

Como funciona a cirurgia plástica nos braços?

O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Marcelo Wulkan, explica que a primeira etapa para melhorar a estética dos braços é investir na prática de atividades físicas regulares e em exercícios direcionados aos músculos da região. Mas, quando a flacidez estiver em grau avançado, a cirurgia entra como alternativa.

No procedimento, chamado braquioplastia ou lifting braquial, o médico retira o excesso de gordura e pele na região abaixo dos braços até os cotovelos. Em determinados casos, até no nível do antebraço. O resultado final do processo é um contorno mais suave e homogêneo e, consequentemente, a restauração da autoestima do paciente.

Outra opção para aprimorar a aparência dos braços, segundo Wulkan, é a lipoescultura. Ela é ideal para pessoas que têm bom tônus muscular e elasticidade da pele. Neste caso, apenas o excesso de gordura localizada é retirado, pois a derme, em si, não apresenta flacidez.

Conforme lembra o cirurgião, as intervenções no braço são muito procuradas por quem almeja melhorar o contorno do corpo depois de perder muito peso. “Nesses pacientes, há excesso de pele que ficou extremamente ‘esticada’ e sob tensão durante o período de sobrepeso”, sinaliza.

“Depois do retorno ao peso adequado, ocorre que a pele perde a capacidade de se contrair. Então, apenas a cirurgia plástica no local é capaz de restaurar a beleza dos braços”, esclarece o médico. Ele aponta, ainda, que pessoas que sofrem com a flacidez natural do envelhecimento também se enquadram nesse tipo de cirurgia.

Para ter bons resultados, entretanto, não basta apenas entrar na faca. “É importante destacar que a cirurgia dos braços não modifica músculos enfraquecidos; apenas a prática de exercícios poderá melhorar o tônus muscular”, alerta Wulkan.  

É por isso que o paciente deve se submeter a uma consulta individualizada e criteriosa para saber se o procedimento é adequado para atender suas próprias aspirações. De acordo com o cirurgião, isso é fundamental.

Cuidados no pós-operatório

O período após a intervenção cirúrgica exige cuidados. A cicatrização normalmente já é mais lenta se comparada a outras cirurgias, justamente porque os braços são uma área de grande movimentação do corpo.

Assim, nos 30 dias seguintes à operação, eles não podem ser levantados e quaisquer movimentos bruscos estão proibidos. Uma malha compressiva também deverá ser usada da axila ao cotovelo, por cerca de quatro a seis semanas, de acordo com a orientação médica.

No caso da lipoescultura, sessões de drenagem linfática no período de sete a dez dias depois da cirurgia ajudam a diminuir o inchaço local. O mais importante, acima de tudo, é seguir as instruções do cirurgião responsável pelo procedimento.

O que acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!