Filhos > Gravidez e Filhos

Como se reconectar com as crianças após um longo dia de trabalho

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

Com a correria do dia a dia, chegar em casa e ainda dar conta das tarefas domésticas e ter tempo para os filhos parece uma missão impossível. É comum as crianças expressarem essa falta dos pais com atitudes como desobediência e birra, como uma forma de chamar a atenção. Mas como se reconectar com as crianças a cada dia sem prejudicar nenhum dos lados?

Com uma boa organização da rotina e a criação de alguns hábitos com as crianças, é possível conciliar todas as atividades sem deixar nenhuma das obrigações de lado. É preciso ter bem definido o tempo para o trabalho, família e também para si mesmo.

Reconectar com os filhos

Fazer atividades simples juntos ajuda a manter o vínculo entre pais e filhos. Foto: Shutterstock

Como conciliar filhos e trabalho

Muitos pais temem que o tempo diário reservado para os filhos não seja o suficiente. Chegar à noite depois do trabalho, fazer as tarefas de casa e ter apenas 30 minutos com o filho parece não suprir a necessidade de atenção das crianças.

Porém, com as atitudes certas, em apenas alguns minutos é possível se reconectar emocionalmente com as crianças de forma plena, diminuindo a culpa dos pais naqueles dias mais corridos em que não conseguem passar tanto tempo com os filhos como gostariam. Assim, pais e filhos também mantêm a relação forte e saudável.  

O psicólogo infantil Dr. Claire Halsey aponta uma série de perguntas abertas que podem ajudar a melhorar o relacionamento dos pais com seus filhos. Entre as questões recomendadas, estão: “Quantas vezes você já sorriu hoje, e o que fez você rir?” , “O que você fez na hora do recreio?”, “Quem é mais alta, mamãe ou a professora?”, “Com quais brinquedos você brincou?” e “Qual foi a melhor parte do seu dia?”.

No caso de crianças mais velhas, contar sobre algo que aconteceu no seu dia também é uma boa ideia. Os pais podem iniciar uma conversa com: “Eu tenho uma história para te contar, mas eu quero uma outra em troca… você primeiro!”. Isso faz com que a criança conheça mais sobre você e sua rotina, ajudando a se reconectar com ela depois de um dia fora.  

“Ao usar táticas inteligentes, como um pouco de preparação e o uso de perguntas abertas, os pais podem reduzir o tempo de se preocupar com as tarefas domésticas e gastar mais tempo conhecendo o dia dos seus filhos”, diz Halsey.

Outras dicas para se reconectar com as crianças

A falta de atenção sentida pelas crianças geralmente é expressada com algumas mudanças de comportamento, indicando aos pais quando é preciso buscar novas formas de se reconectar emocionalmente com os filhos, sejam eles pequenos ou já adolescentes.

Um sinal de que a criança precisa de mais atenção e cuidados é quando ela se mostra introvertida e triste, não fazendo atividades que costumava. Irritação e agressividade também são sinais bem comuns, além de revolta contra as atitudes, opiniões e escolhas dos pais.

Para evitar essas atitudes e ajudar na missão de se reconectar com os filhos diariamente de forma simples, uma das principais dicas é estabelecer linhas de comunicação desde muito cedo, desenvolvendo a cumplicidade e a confiança entre pai e filho.

Converse sobre qualquer coisa, o mais importante é demonstrar interesse e prestar atenção no que a criança conta. Deixe claro que você reconhece os esforços e trabalho dela, elogiando as boas atitudes.

Outra forma é compartilhar um interesse em comum. Pode ser um hobby, como cozinhar juntos, assistir a um programa de TV que ambos gostam ou praticar algum esporte. Criar esse vínculo é muito importante e pode ajudar durante fases mais difíceis como a adolescência, em que os filhos tendem a se afastarem dos pais.

E você, o que acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!