Nutrição

Baixa imunidade: morango auxilia na prevenção de doenças

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

mor

É difícil encontrar alguém que resista ao aroma e ao sabor do morango. Essa fruta, que há algumas décadas quase não existia em nosso país, agora pode ser comprada facilmente nas feiras e nos supermercados e ainda é protagonista de produtos industrializados, como sorvetes e sucos, sendo consumida o ano todo. Além de tudo, ajuda a prevenir a baixa imunidade!

Além de saborosa, essa delícia também traz diversos benefícios para a saúde e apresenta-se como um excelente ingrediente para compor pratos de dietas. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. Mais: a fruta tem poucas calorias – cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas “sem graça” em cardápios de emagrecimento.

O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. “Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo”, aconselha a nutricionista Valéria Paschoal, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo. Segundo ela, o sódio em excesso provoca a eliminação do cálcio pelo rim, elevando as chances de uma osteoporose. “Ao consumir alimentos ricos em potássio, é comum sentir o corpo desinchar”, revela a especialista.

Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos.

Outro benefício do morango é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. E como é uma potência de vitamina C – com 58 mg em cada 100 g, praticamente o valor diário necessário para uma pessoa – a fruta tem a importante função de reciclar a vitamina E no organismo e contribuir para a produção de colágeno.

Quando evitá-lo
Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:
 Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.
 Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Segundo Edson Credídio, médico nutrólogo, de Campinas, por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br