Gestante > Gravidez e Filhos

Tudo que você precisa saber para acompanhar um parto

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

Acompanhar o nascimento de um bebê é provavelmente um dos maiores momentos da vida. Mesmo sendo difícil ver uma pessoa amada suportar a dor do parto, estar lá para ajudar é uma sensação bastante gratificante. Para isso é importante saber qual papel cumprir naquele momento e também estar preparado para qualquer tipo de acontecimento.

O que acontece durante o parto

Quem deseja acompanhar o parto de esposa, familiar ou amiga, precisa estar preparado para todos os acontecimentos. De início, é importante deixar a gestante à vontade para escolher a pessoa que ela gostaria que estivesse ao lado. Um estudo da Universidade College London sugere que mulheres que não têm intimidade emocional com o seu parceiro experimentam mais dor nesse momento.

Foi escolhido? O médico é quem irá indicar seu papel naquele momento. Quando você aprender mais sobre o processo de nascimento irá descobrir seus pontos fortes em oferecer apoio. Poderá ainda entender o que acontece naquele momento e até mesmo sugerir alguma ideia de intervenção.

Essa é uma questão importante porque assim você é capaz de ensaiar estratégias de enfrentamento e dar confiança à parceira, reduzindo os níveis de ansiedade dela uma vez que o trabalho de parto começa. Boas formas de preparação são frequentar aulas de pré-natal e praticar a paciência – já que o processo é lento.

Vale lembrar ainda que o auxílio começa antes mesmo do trabalho em si. As dores das contrações podem ser fortes e a gestante precisará de apoio constante. Mesmo em casos de cesariana é possível haver ansiedade envolvida, já que se trata de uma cirurgia como qualquer outra.

Parto

Parceiro precisa transmitir calma e confiança para a gestante. Foto: Shutterstock

Como agir durante o nascimento

Já no hospital você tem uma grande missão a cumprir. Mesmo que você não recorde do que aprendeu nas aulas pré-natais é importante não entrar em pânico porque você está lá para passar serenidade a quem vai dar à luz. Em resumo, lide com essa montanha-russa emocional e transmita tranquilidade à mulher.

Ficar calmo é importante porque você está prestes a ver a gestante sentir muita dor – ou passar por alguma emergência. E você terá que estar ao lado dela o tempo todo, passando confiança. Se tudo ocorrer como o planejado, provavelmente você está no hospital com tempo de sobra.

Lá você deve cronometrar as contrações, gravando a duração e o tempo entre elas – certifique-se de ter um relógio. É comum as gestantes ficarem angustiadas e com dor durante as contrações, mas você deve manter a calma e falar que vai passar, tranquilizando-a.

Olhe em seus olhos e respire com ela. A última coisa que ela precisa é você correr para encontrar um médico ou uma enfermeira quando ela está no meio de uma contração. Uma vez que o pessoal médico está em atendimento e tudo está sob controle, ela precisará de você mais do que nunca.

Vocês já estão na sala de parto? A lógica segue a mesma, ou seja, prestar apoio. Para isso, segure a mão dela e incentive-a suavemente. Mantenha um contato visual regular, sorria e diga-lhe que vai ficar tudo bem. Quando terminar, não “fuja”. Fique com ela, ofereça um pouco de água e elogie o quão forte ela foi.

Lembre-se: saiba com antecedência se você está preparado para essa montanha-russa de emoções. Do contrário ao invés de passar tranquilidade à gestante você poderá deixá-la ainda mais nervosa e ansiosa.

O que acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!