Estética

Aprenda a diminuir os traços das estrias

Por Redação Doutíssima 05/05/2013

O sonho de muitas mulheres é ter uma pele lisinha e sem marcas. Mas a realidade nem sempre é essa, já que várias delas sofrem com estrias. Essas cicatrizes na pele se devem a diversos fatores, em geral associados ao excesso de peso. A boa notícia é que é possível amenizar essas marcas.

Como se formam as estrias

Essas linhas visíveis na superfície da pele são caracterizadas por um tom esbranquiçado. São encontradas principalmente na parede abdominal, mas também podem aparecer em coxas, braços, nádegas e seios. Por vezes, cobrem grandes áreas do corpo.

A gravidez é a principal causa por trás de estrias. Essas alterações da pele são comuns no período e ocorrem em mais de 70% das mulheres grávidas, geralmente após a 25ª semana de gestação, segundo um estudo publicado na revista Dermatologic Surgery em 2009. Podem contribuir ainda súbito ganho ou perda de peso, crescimento rápido, hereditariedade, estresse e mudanças nas condições físicas.

Para entender como elas se formam, você precisa saber que a pele é composta de três principais camadas: epiderme, derme (camada do meio) e subcutânea (ou hipodérmica). As marcas se formam na camada do meio, quando o tecido conjuntivo é “esticado” para além de sua flexibilidade em razão da rápida expansão ou contração da pele.

Estando a pele esticada, o colágeno fica enfraquecido e seu ciclo de produção normal é interrompido e danificado. Como resultado, aparecem cicatrizes finas sob a cama superior da ele. De início elas podem ser rosadas ou vermelhas, mas ao longo do tempo tornam-se uma linha fina branca visível. Assim surge uma estria.

Como tratar e prevenir as estrias

Muitas vezes, as cicatrizes podem desaparecer ao longo do tempo e tornar-se quase imperceptíveis. Para quem as desenvolveu durante a gravidez, elas geralmente ficam menos perceptíveis cerca de 12 meses após o parto. Felizmente, há modos de minimizar essas marcas na pele.

Para o tratamento das estrias geralmente são usados cremes, géis, loções, laser ou cirurgia plástica. Vale saber que não há evidências científicas que garantam a eficácia para que façam desaparecer as marcas. Em outras palavras, os tratamentos atuais estão limitados a oferecer melhorias duradouras para a pele.

A microdermoabrasão é uma técnica popular utilizada para os mais variados problemas de pele, incluindo acne e fotoenvelhecimento. Ela pode resultar em melhorias nas irregularidades do contorno da pele, melhorando significativamente cicatrizes avermelhadas.

Os lasers são capazes de diminuir o aparecimento de estrias e quando combinados com outros métodos muitas vezes proporcionam uma redução na aparência delas. Há também o óleo de rícino, igualmente usado no tratamento de diversos problemas de pele como rugas, manchas da idade, manchas escuras, linhas finas e espinhas – sendo também uma possibilidade para atenuar as marcas na pele.

Para quem não deseja buscar esses tratamentos acima, há medidas que podem ser tomadas em casa. Esfoliar a pele regularmente para estimular a renovação celular é uma boa dica porque melhora sua aparência. Além disso, é possível camuflar as marcas utilizando um autobronzeador – uniformizando o tom da pele provavelmente as marcas fiquem quase imperceptíveis.

O que você acha do assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!