Especialidades

Austrália libera a venda de bebida multi-nutriente para controlar o Alzheimer

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Alimentacao-na-terceira-idade

Pela primeira vez na Austrália, depois de mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento para desvendar o papel da nutrição na doença de Alzheimer, foi encontrada e divulgada uma abordagem dietética para ajudar a controlar a doença. 1, 2 Souvenaid, o único medicamento projetado nutricionalmente para suportar a função da memória durante as fases iniciais da doença de Alzheimer está disponível em território australiano, sob a forma de uma nova bebida de multi-nutriente. Pesquisas revelam que a introdução de frutas e vegetais, trigo e outros cereais, azeite, peixe e vinho tinto e especiarias como a curcumina e o açafrão podem ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.

Segundo o Professor Associado Michael Woodward, geriatra e diretor da Clínica de Memória e Diretor de Cuidados com Idosos Research em Melbourne, “a importância da nutrição e do seu papel para ajudar a gerenciar os estágios iniciais da doença de Alzheimer não pode ser subestimada. A nutrição médica é cada vez mais entendida como um instrumento útil e importante componente na gestão de saúde do paciente. Como tal, tenho o prazer de saudar a introdução de Souvenaid, como uma nova opção de manejo nutricional clinicamente comprovada para aqueles que vivem com a doença de Alzheimer leve.”

Mais de 320 mil australianos vivem atualmente com demência, tornando a doença em uma prioridade nacional de saúde, e um escalonamento de 1,2 milhões de australianos são os cuidadores de pessoas que estão vivendo com demência. Casos de demência devem ultrapassar 400 mil nos próximos 10 anos e prevê-se que vá se tornar o problema de saúde mais importante na Austrália deste século se novos tratamentos não são forem descobertos. A doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência que afeta 50 a 70 por cento dos casos, não tem cura, tornando a gestão desta condição extremamente importante. As pessoas diagnosticadas com a doença degenerativa percebem como sintomas a perda de memória, falhas na linguagem, alteração de humor, irritabilidade, agressividade e confusão mental.

Adaptado e traduzido de International.to