Fertilidade > Gravidez e Filhos

Alimentação adequada pode diminuir dificuldades para engravidar

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Quase todas sabem que há várias regras sobre o que pode e o que não pode comer quando se está grávida. E quando se está tentando engravidar, existe uma dieta a seguir? Pois saiba que estudos indicam que certos alimentos são capazes de ajudar mulheres com dificuldades para engravidar – e que alguns itens do cardápio muitas vezes atrapalham essa tentativa.

Dieta e fertilidade

Cerca de 12% de todos os casos de infertilidade podem ser atribuídas a problemas de peso em mulheres, dividido igualmente entre pouco ou excesso de peso. Além disso, mulheres obesas sofrem com a infertilidade a uma taxa de quase o dobro daquelas que têm peso normal. É o que indica a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Acontece que o estrogênio é armazenado e produzido nas células de gordura e estar acima do peso aumenta a presença de andrógenos (hormônios masculinos), dificultando a ovulação. Segundo os pesquisadores, aquelas que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) de 25 ou acima possuem mais dificuldades para engravidar.

É por isso que vários estudos indicam que uma boa dieta é capaz de melhorar a fertilidade. Por exemplo, conforme um estudo publicado na revista Clinical Science as suas chances aumentam se você tomar um belo café da manhã todos os dias. Para isso, é importante escolher bem os itens do cardápio, já alguns alimentos são mais eficazes que outro quando se trata de fertilidade.

O feijão é um alimento rico em proteínas e essencial para o desenvolvimento de boa qualidade do folículo para a fertilidade. Pesquisadores da Harvard School of Public Health analisaram cerca de 19.000 enfermeiras e descobriram que a infertilidade era 39% mais provável em mulheres com maior consumo dessa proteína.

Há ainda o chá verde, que tem sido especulado para ajudar na concepção em virtude de seus antioxidantes, capazes de prevenir o dano celular em órgãos reprodutivos. As folhas verdes em geral, como espinafre, alface, rúcula e brócolis também são benéficas por serem ricas em folato.

O folato é uma vitamina B que pode melhorar a ovulação. Vale também compartilhar a salada com seu parceiro. Segundo cientistas da Universidade da Califórnia homens que tiveram a maior ingestão dessa vitamina tinham uma redução de 20% no número de espermatozoides anormais.

Pesquisadores da Loyola University Health System sugerem ainda que mulheres que mantêm uma dieta em estilo mediterrâneo aumentam suas chances de engravidar. Por isso, inclua no cardápio vegetais e seus óleos, e peixe.

Alimentos que geram dificuldades para engravidar

A dieta pode ajudar na concepção, mas há hábitos e alimentos capazes de ter efeito contrário. Por isso não basta saber o que comer – é preciso também saber o que não comer.

Consumir muita carne vermelha aumenta a quantidade de amônia no corpo, podendo interferir na implantação do óvulo no útero. Ela muitas vezes é igualmente prejudicial para homens, já que aumenta a acidez e afeta a atividade do esperma.

Muito açúcar refinado no dia a dia pode levar à resistência à insulina, que por sua vez é capaz de resultar em síndrome dos ovários policísticos. Trata-se de uma condição que afeta a ovulação e é uma das principais causas da infertilidade feminina.

Há ainda alguns hábitos que você deve evitar – não apenas para engravidar, mas por uma questão de saúde em geral. Por exemplo, tente controlar a ingestão de álcool porque o consumo excessivo é capaz de influenciar na infertilidade das mulheres.

E você, também tem dificuldades para engravidar? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!