Filhos

Como escolher a babá ideal para seus filhos

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

babysitting

Escolher uma babá não é algo que deve ser feito com pressa. Uma entrevista é necessária para estabelecer um primeiro contato. Hoje, daremos alguns conselhos sobre o que você não deve esquecer de perguntar à ela. Papel e caneta em mãos!

Para muitos, a peça fundamental para a escolha de uma babá é o “feeling”. Mas, para ter certeza que esta pessoa tem as habilidades necessárias para cuidar dos seus filhos, não devemos ser subjetivos. Como seria a pessoa ideal? Ela deve ser alguém que vai cuidar e entreter seus filhos, mas que também tem um senso de responsabilidade. Para fazer a escolha certa, uma entrevista preliminar é necessária e nela você deverá avaliar suas habilidades. Antes da entrevista, separe um tempo para preparar uma lista completa de perguntas. Vamos lá?

 

Ela possui experiência com crianças?

Se essa pessoa já trabalhou com crianças, deve atrair bastante a sua atenção. Peça para que ela explique em quais circunstâncias ela trabalhou com crianças (acampamento, babysitting, escola, filhos de parentes). E, principalmente se ela gostou do trabalho. No entanto, se ela não tem experiência na área, pergunte se ela tem irmãos ou primos que ela cuidou, ou se ela própria tem filhos. Adorar crianças é fundamental para ser uma boa babá.

 

Quais são as qualificações desejadas para a babá?

Cuidar de crianças parece ser algo simples e acessível a todas as pessoas, mas muitas qualidades são essenciais para cumprir adequadamente este papel. É um trabalho que exige muita paciência, muita criatividade, total disponibilidade e um grande senso de responsabilidade. Certifique-se de que sua futura babá está ciente das qualidades necessárias para esta missão.

 

Como seria um dia normal para ela com as crianças?

Peça para que ela descreva como ela imagina que seria um dia normal dela com as crianças. Quais são as atividades que ela ofereceria às crianças? Ela gosta de jogos? O que ela faria se chovesse durante todo o dia e que as crianças não pudessem passear no parquinho? Ela está pronta para executar tarefas adicionais, tais como organização, cozinhar para as crianças, manter a casa em ordem? Certifique-se que esta pessoa é dinâmica e que irá atender às necessidades das crianças.

 

Será que ela sabe lidar com uma situação de emergência?

Lesões, um incêndio, uma queda… um incidente pode acontecer a qualquer momento. Peça para que ela descreva o que ela faria numa emergência? Como ela vai enfrentar e, especialmente, se ela sabe os números de telefone de emergência? Também teste os seus conhecimentos relacionados à segurança como tomadas, escadas, cozinha. É preciso estar atento a todos os cantos da casa.

 

Quais são as suas credenciais e qualificações?

Perguntar o seu nível de estudo não deve ser uma forma de julgar a pessoa, mas sim para avaliar se, por exemplo, ela pode ajudar o seu filho nas tarefas e se necessário dar aulas particulares. Uma formação em um curso para babás ou um certificado de primeiros socorros é uma enorme vantagem para uma babá.

Com o tempo, a babá vai se tornar quase uma amiga. Você deve ter um bom relaciomento e uma boa comunicação com ela e isso irá evitar muitos problemas. Conte à ela mesmo os pequenos hábitos das suas crianças, mesmo os mais banais para que ela tenha ciência e possa agir de acordo com o estabelecido.

Dicas anotadas, boa sorte!