Relacionamento

Infidelidade: Por que ela acontece?

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

infidelidad porque

Infidelidade: Por quê ? Esse é um mistério que nem mesmo os que praticam sabem explicar, por que traímos?

Amamos o cônjuge e, mesmo assim, nos sentimos atirados por uma outra pessoa. Será que o amor não é estável?

Dizemos frequentemente que o amor é mais forte que tudo! Será? Infelizmente, amar é correr o risco de ser traído. Como a infidelidade evolui na vida de um casal? O que fazer quando traímos e nos arrependemos? Será que um casal pode sobreviver a uma traição? Vejamos.

O Dr. Willy Pasini, psiquiatra e sexólogo, que publicou o “Les amours infidèles”,  (Os amores infiéis) responde às nossas perguntas. Preparado?

– Quais são as principais razões que nos levam a trair?

Existem três mecanismos que incentivam o adultério. Para começar, as razões biológicas: Somos todos animais programados para viver de modo alternativo, mas nossa cultura nos obriga a ser fiéis. Segundo, o fator social; nossa sociedade atribui às relações alternativas, uma imagem mais negativa do que positiva. Portanto, a gente tende a se envergonhar. Enfim, existem os fatores psicológicos que são a vingança, o “estar de saco cheio”, a transgressão e ainda a curiosiade sexual — mais frequente em mulheres, devido à atual reivindicação ao prazer e ao desejo (é, os homens perderam este monopólio). Podemos citar também a necessidade de confirmar e estar certo da nossa capacidade de seduzir, tanto feminina quanto masculina. Ufa, parece que temos muitos prós, não é mesmo?

– Verdade que as mulheres são mais infiéis do que os homens?

O livro diz que “as mulheres ganharam a liberdade e a igualdade, mas elas perderam os escrúpulos”. Essa frase resume bem as coisas. As mulheres de hoje em dia são mais infiéis que os homens. Elas são também as que menos têm remorsos em relação a isso. Surpreso?

O psiquiatra tem encontrado cada dia mais homens com depressão devido à terem sido vítimas da infidelidade que mulheres. Eles estão cada dia mais perdendo a confiança num relacionamento heterosexual por não conseguirem criar confiança nas mulheres.

– Se a mulher prefere sentimento e o homen sexo, quer dizer que a traição feminina é mais grave que a masculina?

Costumamos dizer que as mulheres colocam os sentimentos na frente de tudo. Isso é verdade, as mulheres se jogam, motivadas e certas de suas escolhas. Por isso que eu penso que a infidelidade é sim mais forte do fado feminino que do masculino, porque ela se apega mais facilmente. E, à medida que o sentimento ganha espaço no coração, a infidelidade torna-se completamente grave e talvez seja tarde demais para salvar a antiga relação.

– A maior parte das pessoas dizem que não perdoariam uma traição, verdade?

Não. Os números de perdão são tão grandes como os de traição. Principalmente por causa da religião; as pessoas se sentem bem ao perdoar. Em seguida, “a maneira de trair” é determinante: se por exemplo a traição acontece uma só vez, e o cônjuge sente que o outro está realmente arrependido, ele perdoa facilmente.

– Frequentemente uma traição é duro demais para suportar, então existem pessoas que preferem não saber.

Boa parte das pessoas que recebo são assim, preferem não saber, acreditam que é necessário ter ciúmes, mas sabê-lo guardar. Às vezes esconder é até mais justo e respeitoso com a outra pessoa. Acredita?

– O amor é suficiente para fazer esquecer a traição, uma vez descoberta?

Nem sempre, mas sejamos realistas; quase sempre a gente perdoa por outras razões como as crianças, a casa, dinheiro etc. Talvez, para chegar ao nível de perdão absoluto, sem rancor, é preciso entender a infidelidade e reconhecer suas causas. Conhecer bem o seu companheiro para entender o que o levou a fazer isso. Um pouco de compreensão não faz mal à ninguém! =]

– Como ver o lado positivo a traição?

O começo de tudo é tentar viver o perdão, como se uma nova vida e um novo pacto começasse e que um novo momento pudesse recomeçar entre vocês dois. Interessante é ver o adultério como uma “crise”, como as várias que temos por divergências de opinião. Uma crise pode sempre resultar numa aproximação, se ela não provocar uma separação definitiva. Pode ser a ocasião para novas bases. A ideia de superar isso te dá forças para conseguir.

Boa sorte nas suas escolhas!