Especialidades > Motivação

Sorrir faz bem ao coração e melhora a qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Sabe-se que sorrir faz bem para a alma. No entanto, novas pesquisas vêm mostrando que o sorriso pode ter impactos ainda mais significativos em nossa saúde e bem-estar. Além disso, estudos recentes sugerem que nossas emoções são reforçadas, talvez até mesmo orientadas, por suas expressões faciais correspondentes.

 

Razões pelas quais sorrir faz bem

Grande parte das pessoas adora frases como “o riso é o melhor remédio”, e estudos vêm revelando que ela é verdadeira. De acordo com esses levantamentos, os benefícios do sorriso podem influenciar a saúde, melhorar o bem-estar e até ajudar a vida profissional.

sorrir faz bem

O ato de sorrir pode reforçar ou modificar o estado de espírito de uma pessoa. Foto: iStock, Getty Images

Na verdade, sorrir é capaz de adoçar seu humor e até fortalecer o sistema imunológico. Veja algumas razões pelas quais você deve acreditar que sorrir faz bem:

 

1. Sorrir reduz o estresse

sorrir faz bem

O sorriso pode ser uma poderosa arma contra o estresse e seus efeitos no organismo. Foto: Shutterstock

Um estudo de 2012 publicado na revista Psychological Science, feito por psicólogos da Universidade de Kansas, avaliou 170 pessoas. Os resultados mostraram que indivíduos que sorriam experimentavam uma mais rápida recuperação do estresse se comparados com aqueles cujas expressões se mantiveram neutras.

 

2. Faz bem para o coração

sorrir faz bem

Para proteger a saúde do coração, sorrir no dia a dia é uma excelente alternativa. Foto: Shutterstock

Nesse mesmo estudo da Universidade de Kansas, os pesquisadores também descobriram que sorrir tem um efeito positivo sobre a felicidade e a saúde física, ajudando o coração a se recuperar mais rapidamente após eventos estressantes.

 

3. Melhora o humor

sorrir faz bem

Ao se forçar a sorrir, é possível reverter o mau humor e modificar um dia complicado. Foto: Shutterstock

Psicólogos descobriram que, mesmo se você estiver de mau humor, é possível inverter a situação instantaneamente forçando-se a sorrir. É um ótimo exercício e que vai fazer diferença no seu dia a dia.

 

4. Melhora a aparência

sorrir faz bem

Além de fazer bem à saúde, o sorriso ajuda a atrair o interesse de outras pessoas. Foto: Shutterstock

Você já se perguntou por que estamos sempre sorrindo em fotos? Segundo a Academia Americana de Odontologia Cosmética, 96% dos adultos americanos acreditam que um lindo sorriso torna uma pessoa mais atraente para os membros do sexo oposto.

 

5. Transmite confiança

sorrir faz bem

Confiança, estabilidade emocional e simpatia podem ser transmitidos com um sorriso. Foto: Shutterstock

Em um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, foi pedido a um grupo para olhar fotos de 123 pessoas que nunca haviam se conhecido. As pessoas nas fotografias tinham expressões neutras ou um sorriso.

Quando os observadores viram as fotos das pessoas sorrindo, eram mais propensos a pensar que a pessoa na foto era simpática, confiante, consciente e estável.

 

6. Fortalece o sistema imunológico

sorrir faz bem

Para combater doenças e manter o bem-estar do organismo, o sorriso é uma ótima escolha. Foto: Shutterstock

Sorrir faz bem para o sistema imunológico, tornando-o mais forte e fazendo seu corpo produzir glóbulos brancos para ajudar a combater doenças.

Um estudo húngaro descobriu que crianças hospitalizadas que foram visitadas pelos contadores de histórias e fantoches tiveram contagens de glóbulos brancos mais elevadas do que as crianças que não foram visitadas.

 

7. Aumenta a produtividade

sorrir faz bem

O sorriso constante no ambiente de trabalho ajuda a aumentar a produtividade das pessoas. Foto: Shutterstock

Em 2010, uma equipe de pesquisadores econômicos descobriu que a felicidade tem um efeito significativo sobre a produtividade no local de trabalho. Assim como as emoções positivas se provam revigorantes, as negativas possuem o mesmo efeito.

 

Sorrir faz bem, até mesmo a felicidade forçada

Enquanto alguns pesquisadores insistem nos benefícios do sorriso, outros descobriram que até um sorriso forçado pode fazer você se sentir feliz, mesmo quando o seu estado de espírito e ambiente sugerem o contrário.

Sorrir por um breve período de tempo é o suficiente para experimentar seus benefícios – não importa o quão artificial ele possa parecer inicialmente. Por isso, procure sorrir durante várias vezes ao dia, principalmente quando as coisas parecem não estar indo bem.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!