Relacionamento

A importância dos amigos de infância

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

05.07 amizade infância

Não existem tabus ou segredos entre amigos de infância, pois muitas vezes, eles se conhecem há muito tempo que eles estão ainda mais perto do que irmãos. Além disso, memórias compartilhadas entre amigos de infância podem desencadear fortes emoções.

A amizade estabelecida durante a infância está firmemente enraizada no passado – e a infância é o momento ideal para fazer amigos. No entanto, embora possa haver muitas oportunidades para fazer amigos quando se é criança, a escolha dos amigos é extremamente significativa.

Personalidade

“O papel da amizade é fundamental na estruturação da personalidade”, diz o psicanalista Jacques Fradin. A amizade de infância pode ser ainda mais importante do que a relação entre irmãos. Você não escolhe sua família, mas você escolhe os seus amigos.

“Quando uma criança escolhe um amigo, é a sua maneira de se afirmar”, afirma Jacques Fradin. A coisa mais importante em ter um amigo na infância é que ele ajuda a desenvolver a independência. Quando se é criança, a relação que você tem com sua mãe ou pai não apresenta uma visão bastante ampla do mundo e uma criança que não desenvolve relacionamentos fora de sua família pode acabar tendo problemas de sociabilidade no futuro.

O amigo expande horizontes da criança, ajudando-a a interagir com o mundo, visto que a introdução de estranhos na família é muito importante.

Da infância para a vida

Amigos de infância, muitas vezes colaboraram em projetos difíceis. Quando crescem, podem acabar se aventurando em negócios conjuntos que tem se mostrado bem sucedidos, visto que para manter uma sociedade é preciso conhecer bem o sócio e confiar muito nele.

No entanto, quando se trata de amor, é um assunto completamente diferente. Às vezes amigos de infância acabam se envolvendo emocionalmente em algo a mais. “Normalmente o casal não romper porque não se dão bem juntos, mas porque eles não se sentem emocionalmente completos na relação”, explica Jacques Fradin. É difícil surpreender alguém quando você já conhece a pessoa muito bem.

Amizade através do tempo

Às vezes, um evento, uma mudança de casa ou de um novo emprego pode causar uma ruptura na amizade. “Enquanto vão crescendo, as diferenças entre os amigos podem se tornar mais evidentes e a mobilidade social é muitas vezes a razão pela qual essas amizades acabam”, afirma Jacques Fradin. Mas tem algumas pessoas que mantém a amizade por toda a vida e não deixam que ela seja afetada pela distância ou pelo tempo.

Sua amizade de infância pode, é claro, evoluir com o tempo. Muitas vezes, nas amizades adultas, o lado emocional do relacionamento é ignorado, mas com um amigo de infância é diferente. É ótimo ter esse vínculo emocional com o seu amigo de infância, mas também é importante você permitir que o seu relacionamento se desenvolva e amadureça.

Fonte: Catherine Maillard – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto