Cabelos

Cabelo branco? Veja quais tratamentos e produtos podem ajudar

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

Tem quem ache charmoso e quem tenha pavor de cabelo branco. Os fios grisalhos são marcas típicas da idade, mas chegam em tempos diferentes para cada pessoa.

 

Para quem não tem medo de assumir a passagem do tempo, os cuidados são simples e basta um shampoo e condicionador para esse tipo de cabelo. Mas para quem quer cobrir as madeixas a todo custo, os tratamentos são escassos e mais complicados.

cabelo branco

Pessoas que desejam manter os fios brancos podem investir em shampoos específicos. Foto: iStock, Getty Images

Os fios brancos não são exclusividade da velhice. Eles podem surgir em qualquer etapa da vida, inclusive no nascimento. No entanto, a fase mais comum de seu surgimento é após os 30 anos de idade. Por aparecerem em função da genética, é possível que adolescentes tenham cabelo branco e idosos não. Saiba como as madeixas ficam brancas e descubra como disfarçar.

 

Como se desenvolve o cabelo branco

O processo de branqueamento do cabelo é chamado canície e acontece por que cada folículo da raiz capilar possui um grupo de células ativas que produzem melanina, promovendo a pigmentação dos fios.

 

Nos mesmos folículos, existem estoques de células que vão se renovando conforme as que estão em atividade vão envelhecendo. Ou seja, quando se esgotam as células ativas e as armazenadas, os cabelos ficam brancos.

 

O estoque de células na raiz do cabelo é que vai fazendo a manutenção da cor dos fios. Quanto maior a quantidade de melanina, mais tarde eles branquearão. Existem fatores que podem deixar o cabelo branco mais rapidamente, como traumas, estresse, doenças e medicamentos.

 

Radicais livres, quando se acumulam nos folículos capilares, também levam ao surgimento precoce de fios brancos. Para parar o desenvolvimento dessa tonalidade, não existem medicamentos de efeito comprovado. Apenas as tinturas são capazes de cobrir completamente as madeixas, mas por um período limitado.

 

Tratamentos para cabelo branco

Um estudo conjunto da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Greifswald, na Alemanha, descobriu um possível tratamento para o cabelo branco.

 

Após detectarem que a causa do aparecimento de fios brancos se devia ao acúmulo de peróxido de hidrogênio, eles desenvolveram um produto que consegue remover essa substância e manter o tom natural das madeixas.

 

Porém, enquanto esse medicamento que promete combater o desenvolvimento do cabelo branco não é comercializado, a saída é tingir os fios para que permaneçam uniformes.

 

Tanto mulheres como homens podem recorrer à tintura, que já é fabricada em composições especiais para ambos os sexos. Além disso, as cores são variadas e podem imitar o tom natural ou pintar de cores completamente diferentes.

 

Os fios brancos não são fracos ou ruins, apenas não possuem pigmentação. Em questão de maciez e textura, seguem o mesmo padrão do fio com cor. Por isso, é fundamental cuidar bem do cabelo.

 

Esse tipo de fio sofre alguns prejuízos com a ausência de melanina, sendo capaz de absorver mais produtos químicos, minerais e resíduos da água, o que pode deixá-lo amarelado e desbotado.

 

Shampoos com base violeta são os melhores amigos de quem assume os cabelos brancos. Podem ser usados semanalmente ou diariamente, dependendo da indicação do fabricante.

 

Eles removem os pigmentos amarelados e neutralizam com o roxo, que é a cor oposta no disco de cores. Assim, as madeixas recebem um aspecto bem cuidado. Finalize com condicionador.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!