Nutrição

Confira 7 benefícios do café

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

benefícios-do-café

Ah, um bom cafezinho preto de manhã, à tarde, depois do almoço: quase ninguém resiste ao prazer dessa bebida quentinha e, ainda mais, tão brasileira! Mas você sabia que além de saboroso, ele também tem inúmeras vantagens para o nosso organismo? Chegou a hora de você se surpreender com os benefícios do café.

Muito mais que cafeína: os benefícios do café

Estudos mostram que esse bom e velho amigo energizante nos trás não só motivação – com o aumento de cafeína no sangue -, mas também ajuda a prevenir o câncer e reduz os efeitos da depressão. Os benefícios do café vão muito além do que você imaginava.

O que tem de bom?

1) Um benefício do café que você não imaginava: segundo o novo estudo do  Journal of Experimental Psychologya cafeína pode ajudá-lo a detectar erros gramaticais. Hah, corretor do Word, seus dias estão contados!

2) Café pode diminuir o risco de depressão em mulheres, de acordo com a  Harvard. As que bebem de duas a três xícaras de café por dia têm um risco 15% menor; e as mulheres que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco reduzido em 20%.

“Eu não estou dizendo que estamos no caminho para a descoberta de uma nova maneira de prevenir a depressão, mas você pode ter certeza de que se você está bebendo café, ele está sendo uma coisa positiva”, disse o responsável pelo estudo dr. Albert Ascherio.

3) O café pode salvar o seu cérebro. Um estudo do Journal of Alzheimer’s Disease sugere que há algo no café – ainda não determinado – que interage com cafeína para aumentar os níveis de fator estimulante de colônias de granulócitos (G-CSF), um fator de crescimento que parece ser capaz de lutar contra a doença de Alzheimer em camundongos. Interessante, não?

4) Benefícios do café para o homem, café pode diminuir o risco de câncer de próstata. Um estudo da Harvard School of Public Health mostra que os homens que bebem seis xícaras de café por dia têm uma redução de 60% de chance de desenvolver uma forma perigosa de câncer de próstata, um bem como uma diminuição de 20% nas chances de desenvolver outros tipos de câncer de próstata. Só para constar, o Journal of the National Cancer Institute mostra que beber apenas um café por dia – ou de uma a três xícaras -pode reduzir o risco de câncer de próstata em 30%. Hoje é dia de café bebê! =d

5) Café pode diminuir risco de Parkinson, com algumas xícaras. Os pesquisadores do Journal of Alzheimer’s Disease examinaram 26 estudos de 125 mil cidadãos britânicos e descobriram que duas ou três xícaras de café por dia podem reduzir 25% as chances da doença.

6) O café é um poderoso aliado contra o diabetes tipo 2. Um review de 2009 da Archives of Internal Medicine constatou que  para cada xícara adicional de café bebida num dia, o risco de diabetes tipo 2 diminui 7%. 

7) Café pode prevenir o câncer mais comum do mundo. Uma nova pesquisa da American Association for Cancer Research mostra que o café pode ajudar a afastar o carcinoma basocelular, o tipo de câncer mais comum no mundo.

Tudo o que é demais, é muito. Atenção!

Então agora você está mais do que motivado a integrar o pretinho na sua dieta e aproveitar todos os benefícios do café, certo? Só fique atento para não exagerar, pois o consumo excessivo de café está associado a problemas cardiovasculares, incluindo um aumento da freqüência cardíaca ou da pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares, diz o estudo da Harvard Health Publications.

Outro probleminha é que a cafeína pode se tornar viciante; mas os especialistas concordam que os benefícios do café  superam largamente as desvantagens para a maioria das pessoas, o que é preciso é ser ponderado. 😉

Ah! E quando escolher o seu, lembre-se dos benefícios do café, mas tente pular as calorias peso-pesado do açúcar e do creme! #ficadica

fonte: huffingtonpost.com

Confira também nossa matéria Ela emagreceu 4kg em 7 dias com a dieta do café e clique aqui caso deseje obter mais informações e conhecer a história do nosso tão querido cafézinho.