Dieta > Nutrição

Saiba como inserir a dieta dukan na sua alimentação

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

A dieta Dukan ganhou adeptos no mundo inteiro depois que muitas celebridades, como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, revelaram uma grande perda de peso ao segui-la. Esse plano alimentar inclui proteínas magras, farelo de aveia, água, além de manutenção de atividades físicas diárias por 20 minutos. A teoria é que a limitação carboidratos força o organismo humano a queimar gordura.

Dieta Dukan - Doutíssima

Dieta Dukan tem diversas fases de implementação. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a dieta Dukan?

Basicamente você pode comer quantidades ilimitadas de alimentos desde que eles estejam na lista daqueles previamente aprovados – ela inclui pouquíssimos carboidratos, se houver. A dieta ou método Dukan foi projetada por Pierre Dukan, um nutricionista francês, e contém 100 alimentos, dos quais 72 são provenientes de fontes animais e 28 vêm das plantas.

Um diferencial desse plano alimentar é que ele consiste em quatro fases. Cada uma delas possui instruções bastante específicas quanto à montagem do cardápio. Confira como funciona:

  1. Fase de Ataque: aqui o objetivo é perder peso rapidamente – isso significa de dois a três quilos em dois a dez dias. Nesse período, é proibido comer qualquer coisa senão proteínas magras (quantidades ilimitadas) e 1,5 colher de sopa de farelo de aveia (único carboidrato permitido nessa fase).
  2. Fase de Cruzeiro: cerca de 28 vegetais específicos são adicionados à dieta. A duração dessa fase varia conforme a quantidade de peso que você precisa perder. A ideia é que se perca 1 quilo por semana – ou seja, se você precisa eliminar 15 quilos, em tese ela durará 15 semanas.
  3. Fase de Consolidação: é possível consumir quantidades ilimitadas de proteínas e vegetais por dia, bem como uma peça de fruta, uma porção de queijo e duas fatias de pão integral. São liberadas ainda uma ou duas porções de alimentos ricos em amido, e uma ou duas refeições livres por semana. Aconselha-se reservar um dia da semana para comer apenas proteínas.
  4. Fase de Estabilização: essa fase faz parte do efeito de manutenção do peso a longo prazo. As pessoas podem comer o que quiserem, contanto que sigam algumas regras simples. Um dia por semana elas devem ter um dia igual às regras da fase de ataque: comer três colheres de sopa de farelo de aveia por dia e fazer uma caminhada de 20 minutos.

Dieta Dukan é saudável?

As dietas que cortam completamente alguns grupos de alimentos não são as mais indicadas por especialistas. A Associação Dietética Britânica (BDA) indica que não há absolutamente qualquer ciência sólida por trás delas e que o corte de grupos alimentares é desaconselhável. A BDA alerta que o próprio Dr. Dukan alerta a existência de efeitos secundários, como falta de energia, constipação e mau hálito.

Em resumo, essas dietas até são capazes de ajudar a perder peso rapidamente, mas não estão isentas de riscos. Lembre-se que a fase final da dieta praticamente “libera o cardápio”, ou seja, é possível retomar hábitos alimentares pouco saudáveis que podem resultar em recuperação do peso perdido.

Considere ainda que dietas ricas em proteínas, como é o caso da dieta Dukan, podem aumentar o risco de pedras nos rins e outras doenças renais. É o que indica um estudo da Universidade de Granada, Espanha.

Por isso, a melhor maneira de alterar seu regime alimentar é consultar um nutricionista e buscar o acompanhamento necessário para manter um regime saudável que proporcione resultados sustentáveis em longo prazo.

Tirou suas dúvidas sobre a dieta Dukan? Venha compartilhar suas experiências no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!