Beleza > Cabelos

Veja 4 dicas de alongamento para cabelos cacheados

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

Se você decidiu assumir as madeixas onduladas, mas se sente limitada com as alternativas para estilizar o visual, vale a pena ficar por dentro de algumas dicas de alongamento para cabelos cacheados. Já que os fios enrolados podem ser rebeldes e resistir a alguns penteados, o volume e o comprimento extra do aplique ajudam a empoderar o look.

Os alongamentos para cabelos cacheados se diferenciam pela técnica, mas são projetados com o mesmo objetivo: deixar as madeixas mais longas. O principal desafio é garantir o look exuberante sem danificar, quebrar ou enfraquecer os fios originais do cabelo. Outra questão importante é a textura: o aplique precisa harmonizar com o aspecto natural do penteado.

Dicas de alongamento para cabelos cacheados

Linha, interlace, microlink e queratina são as principais técnicas de alongamento os cachos. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de alongamento para cabelos cacheados

Antes de se submeter a qualquer procedimento, é importante entender como ele funciona – suas vantagens e desvantagens. O ideal, também, é conversar com o seu hairstylist, para verificar qual técnica se aplica melhor ao seu caso em particular. Com isso em mente, veja abaixo quatro dicas de alongamento para cabelos cacheados:

Queratina

Preferido de celebridades como Tais Araújo e Erika Januza, o alongamento é feito com uma cola à base de queratina – um componente natural do cabelo. Por isso, o método é menos agressivo aos fios. Através dele, é possível colar mechas bem pequenas, uma de cada vez, o que torna a emenda entre os fios discreta.

A técnica só pode ser feita com aplique natural, ou seja, não comporta alongamentos com cabelo sintético. Assim, o resultado final é o mais sutil possível. A manutenção precisa ser feita a cada três meses e, como a queratina derrete, o uso de secador ou babyliss deve ser evitado.

Linha ou nó italiano

Através da técnica, o aplique é fixado rente à raiz do cabelo com lastex, um tipo de elástico bem forte que permite amarrar todas as mechas. O resultado é um penteado muito mais volumoso. Em contraponto, o procedimento pode deixar o cabelo frisado e uma manutenção é necessária a cada três meses, para que os fios naturais cresçam com saúde.

Interlace

O procedimento consiste em fazer tranças rentes à raiz, costurando as telas de cabelo sintético. A grande vantagem da técnica é que o aplique fica imperceptível e é possível usar secador e babyliss para modelar. A desvantagem é que o tempo de manutenção é curto: a cada 15 dias. Caso contrário, as tranças podem mofar e apodrecer.

Microlink

No processo, o cabelo natural e o postiço são fundidos através de tiras de alumínio, que formam um círculo em torno das mechas. O resultado fica bem sutil, mas é necessário fazer uma manutenção a cada três meses para manter a beleza do visual. A desvantagem é que a técnica pode ocasionar quebra dos fios.

Cuidados com o aplique

Para garantir um penteado digno de celebridade, é preciso manter os cuidados necessários com as madeixas e o aplique. Eles começam na escolha dos fios: o cabelo artificial precisa harmonizar com o original, tanto na textura, quanto no formato e no tamanho dos cachos.

Respeitar o tempo de manutenção é outro ponto fundamental, pois caso contrário os fios podem mofar ou dar nó. No salão de beleza, o profissional vai retirar o aplique e limpar fileira por fileira. No dia a dia, os cuidados são igualmente essenciais: utilize um shampoo neutro sem sal e aplique leave-in para pentear.

Gostou das dicas de alongamento para cabelos cacheados? Deixe um comentário! E venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!