Esporte

Pilates, o melhor exercício para manter a forma

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

05.07 pilates

Suzanne Deason exalta as virtudes de uma nova interação entre corpo e mente, a fim de permanecer magro longo prazo. Sua estratégia vencedora? Pilates. Para entrar em contato com seu corpo, tonificando e aprimorando a sua forma ao apontar para uma calma interior, em vez de comer para aliviar o stress. Mais do que apenas uma solução rápida, , o pilates é uma filosofia universal para a vida.

“Todo mundo sabe que para emagrecer, é preciso consumir menos calorias do que seu corpo usa”, diz Suzanne Deason, certificada como instrutora de pilates no Havaí. Suas lembranças da infância são inundados de memórias das dietas que a mãe e a avó seguiram. Eles perderam peso e, em seguida, ganharam novamente. Ainda muito jovem, ela começou a pesquisar uma outra maneira, mais eficaz de manter um peso ideal e surgiu o pilates!

Em seu DVD, “Emagrecimento com Pilates”, que tem como tema um regime de emagrecimento com o pilates, Suzanne Deason ajuda as mulheres a perder peso naturalmente. “Pilates nos conecta com a nossa capacidade natural para levar uma vida equilibrada e atingir nossos objetivos”, afirma ela.

Aqui está um exemplo de regime quatro passos.

1. Volte a conectar a mente e o corpo

Sua paixão pelo pilates nasceu por causa dos benefícios que este método tem para conectar mente e corpo que muitas vezes estão fora de contato um com o outro. Este ponto de desequilíbrio leva ao ganho de peso e perda do controle sobre o nosso corpo e a partir disso você começa a contar calorias e subis na balança todos os dias. “É Emagrecer é mais sobre a reconstrução de uma relação com o próprio corpo do que assumir um desafio e impor restrições que geram stress”, explica Suzanne Deason.

Praticar pilates permite-lhe ouvir as necessidades do seu corpo, uma compreensão que vai lev´á-lo na direção de um estilo de vida mais saudável. É possível separar-se do mundo exterior, para expulsar o estresse e aliviar a tensão sem recorrer ao frigorífico. “Se você está em contato com seu corpo, você não vai mais sentir a necessidade de trabalhar constantemente para garantir o seu bem-estar”, afirma a especialista.

2. Tonificar seu corpo

Este exercício foi criado em 1920 por Joseph Pilates e envolve uma série de movimentos destinados a fortalecer os músculos suavemente em aparelhos específicos ou com acessórios, como uma bola. Na sua forma mais popular, o pilates é praticado no chão, sobre um tapete. “O exercício trabalha principalmente nas áreas mais profundas dos músculos que rodeiam a coluna vertebral e tonifica os músculos abdominais”, explica Suzanne Deason. “Para transformar seu corpo você tem que começar de dentro”, ela acrescenta.

Com o emagrecimento como objetivo principal, você deve adotar um programa completo, com uma transição entre os diferentes grupos musculares, às vezes em combinações inusitadas. Este é um programa de treinamento completo. Ao concentrar-se sobre os músculos posturais e abdominais, este exercício lhe dá um corpo magro e tonificado.

3. Fique mais calmo através da respiração

Segundo Suzanne Deason, adicionar respiração para este regime, vai fazer com que você conquiste paz interior e confiança que irá ajudá-lo a dar seus primeiros passos em direção a uma vida mais saudável. Praticar pilates conecta a mente com o corpo através da respiração, o que é bom para acalmar seus nervos e estado de espírito. Em vez de correr para uma barra de chocolate nos casos de stress, mantenha a calma em seu tapete de pilates. Uma simples série de exercícios de respiração irá ajudá-la a criar uma consciência interna das necessidades reais do seu corpo. Então, não lanche, respire!

4. Disciplina no lugar da solução rápida

Pilates não é uma técnica com resultado rápido, através da prática regular que você será capaz de se tornar consciente de suas necessidades físicas e emocionais, de forma gradual. “Um bom regime pode fazer você perder peso no curto prazo, mas para se envolver em uma transformação de seu estilo de vida inteira, você deve incluir a disciplina que irá equilibrar o corpo e a mente”, enfatiza Suzanne Deason.

Não há nenhum segredo para nada disso. É apenas a prática regular e uma dieta saudável, que lhe dará os resultados que você está esperando. “Você pode começar praticando pilates por dez minutos a cada dia que já será suficiente, recomenda Deason. O segredo para a perda de peso está em dar um passo de cada vez. Emagrecer gradual e deliberadamente é o melhor!

Fonte: Catherine Maillard – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto