Filhos > Gravidez e Filhos

Descubra como oferecer uma boa noite de sono ao bebê

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

O bebê não consegue dormir toda a noite? Pois saiba que essa situação é comum. Acontece com a maioria dos recém-nascidos, e as estatísticas mostram que cerca de um quarto das crianças menores de cinco anos de idade têm problemas para dormir. Mas é fundamental dar uma boa noite de sono ao bebê para garantir seu desenvolvimento. E com as dicas abaixo, essa tarefa vai se tornar mais fácil.

Bebês precisam de um sono tranquilo

A privação do sono faz parte da rotina dos papais e mamães, mas, quando ela passa a ser crônica, é necessário atenção. O descanso é importante tanto para os pequenos quanto para os adultos. 

Para os bebês, porém, o sono é essencial para a maturação do cérebro e a consolidação de suas memórias, segundo um artigo publicado na revista Infant and Child Development. Vários estudos têm mostrado que bebês com sono noturno mais eficiente apresentam níveis cognitivos mais elevados.

Boa noite de sono ao bebê

É importante estabelecer rotina para a hora de dormir. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, os pequenos que dormem mais à noite podem revelar-se com temperamento “fácil” e acessível, mostrando-se menos distraídos e mais adaptáveis. É o que indica uma pesquisa realizada pela Vrije Universiteit, de Bruxelas, Bélgica.

Vale saber que há uma variação normal na quantidade de sono que uma determinada criança precisa. E os melhores juízes para decidir o quanto é necessário para elas são os próprios pais.

Como proporcionar uma boa noite de sono ao bebê

Abaixo, confira algumas dicas práticas para que seu bebê tenha uma boa noite de sono. Mas não deixe de conversar com seu pediatra para garantir que não existam causas subjacentes se as dificuldades para dormir persistirem. Confira:

  • Liberdade: deixe seu filho ter oportunidades para descobrir suas próprias técnicas para adormecer. Eles precisam aprender a adormecer por conta própria, sem quaisquer adereços externos.
  • Repetição: se você escolher alguma técnica para o sono, ela precisa ser repetida todos os dias e em todas as situações de sono para enviar uma mensagem clara sobre o que é esperado.
  • Horário: quando a criança está cansada pode ser mais difícil para ela se acalmar e adormecer. Escolher um horário regular para o sono é capaz de ajudar. Com o tempo, o pequeno vai se adaptar.
  • Rotina: crie uma rotina de dormir e a cumpra 100% das vezes. Isso é algo que você pode começar em uma idade muito precoce. É um bom hábito e uma excelente sugestão para o corpo e a mente dizer-lhes que é hora de sossegar e se preparar para dormir.
  • Cochilos: não os retire da rotina, já que eles afetarão o próximo ciclo de 24 horas. Acredite ou não, eles são capazes de ajudar seu bebê a dormir mais à noite.
  • Amamentação: se você ainda está amamentando seu bebê durante a noite, é importante tentar não o deixar cair no sono no peito ou com a mamadeira.

Tirou suas dúvidas e aprendeu como proporcionar uma boa noite de sono ao bebê? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!