Especialidades

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Por Redação Doutíssima 08/05/2013

ciclo menstrual

Conhecer o ciclo menstrual é essencial para aumentar as chances de gravidez (ou preveni-la). Mas como? Entenda melhor como funciona o ciclo menstrual e a ovulação feminina.

O ciclo menstrual feminino

O ciclo menstrual é dividido em três fases, sempre calculado a partir do primeiro dia da menstruação:

– A fase folicular do ciclo menstrual, que dura cerca de 14 dias. Durante estas duas semanas, o folículo em um dos ovários vai atingir a maturidade, liberando um óvulo.

– A ovulação ocorre dentro de 24 horas. Quando a FSH (hormonio que permite a maturação dos folículos), atingiu o seu pico de maturação, uma outra hormona, LH é secretado e provoca a libertação do óvulo do folículo. O óvulo então desce lentamente pelas trompas de falópio. Se ele não for fertilizado, ela é expelido juntamente com a camada em torno do útero que foi preparada para acolher o embrião caso o óvulo fosse fecundado, fazendo com que dê o início da menstruação.

– A fase lútea dura 14 dias. Durante esse período, o corpo secreta um hormônio lúteo, a progesterona. Este é o hormônio que prepara o revestimento do útero para a implantação.

Essas fases se sobrepõem, por isso o total de mais de 28 dias!

Para calcular a data da ovulação, você deve saber que, mesmo se o seu ciclo for mais longo ou mais curto, a fase lútea dura, ele sempre 14 ou 15 dias.

Para encontrar a data de ovulação, remova os 14 dias antecedentes de todo o ciclo. Por exemplo, se o seu ciclo menstrual tiver a duração de 24 dias, sua data de ovulação será no décimo dia.

 

Aumentando as probabilidades de gravidez

Para se ter uma melhor possibilidade de fertilização, deve estender-se no cálculo de alguns poucos dias antes e depois da data prevista para a ovulação: o óvulo tem uma vida de 24 horas, o esperma até 4 dias, o que dá um prazo de aproximadamente 6 dias.

 

Como reconhecer a ovulação?

– Aumento da temperatura corporal(medida pela manhã ao acordar, antes de colocar o pé no chão) em torno de 3-5 décimos de graus.

– O muco cervical se torna mais claro, mais suave e mais abundante.

– A dor pode ocorrer na parte inferior do abdomen do lado do ovário que lançará um óvulo.

 

Testes de ovulação

Existem testes disponíveis nas farmácias, sob a forma de pequenas tiras impregnadas com uma substância que, em contato com a urina, detecta se o corpo encontra-se em periodo de (detectando a presença da hormônio LH). Se você quer engravidar, esse tipo de teste permite que você saiba com 90% de confiança se você está no seu período fértil.

Fonte: topsante.com

 

Informações úteis:

Imprimindo um calendário em branco no Microsoft Outlook

 

Mais sobre este assunto:

Como calcular o período fértil

Período fértil

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido