Esporte

Dica de saúde: Os benefícios do Muay Thai

Por Redação Doutíssima 09/05/2013

Você já se viu praticando uma arte marcial com socos, chutes, cotoveladas e joelhadas? Apesar de parecer violento à primeira vista, tem crescido a procura nas academias pelo Muay Thai, também conhecido por Boxe Tailandês. Trata-se de uma arte originária da Tailândia, utilizada para defesa e ataque. As academias oferecem treinos para quem não deseja lutar profissionalmente e sim, usufruir dos benefícios, que são muitos.

Como para muitas pessoas malhar passa a ser chato e enfadonho com o tempo, o Muay Thai tem sido procurado como uma alternativa, pois aumenta a flexibilidade, propicia a queima de calorias, melhora o condicionamento cardíaco e a coordenação, apenas para citar alguns benefícios. Tudo isso com definição de músculos sem necessariamente ganho excessivo de massa muscular!

Os treinos envolvem várias partes do corpo (punhos, cotovelos, joelhos, canelas, etc), além de movimentos que usam rotação de quadril. O equilíbrio é constantemente trabalhado, pois ao fazer uma rotação, é necessário executar o movimento com perfeição e voltar para uma posição de guarda com segurança. Como resultado, o corpo como um todo é trabalhado e a  postura passa a ser vigiada e corrigida. Isso aumenta a confiança e reduz a probabilidade de lesões nas atividades do dia a dia. Adicionalmente, os golpes constituem bons princípios de auto defesa.

À medida que o praticante de Muay Thai frequenta as aulas e vai aperfeiçoando certos golpes e movimentos, novidades são ensinadas, ou seja, dificilmente se cai no tédio pois a arte é bem vasta e é constantemente aprimorada ainda hoje na Tailândia.

O Muay Thai proporciona vários benefícios com aulas divertidas e variadas, portanto, se você anda sedentária, vale a pena conferir essa alternativa para se manter ativa, saudável e disposta.

E você, qual o seu esporte ou luta favoritos?

Traduzido e adaptado de: http://www.chokdeeyork.co.uk/