Clínica Geral > Saúde

Síndrome de Burnout pode ser evitada: saiba como

Por Redação Doutíssima 09/05/2013

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psicológico descoberto por médico americano em 1974. Esse problema é caracterizado pelo estresse constante, que acarreta sintomas físicos e emocionais. Os seus danos são vistos, principalmente, em áreas que pedem envolvimento direto e intenso dos trabalhadores.

Se o profissional está com dificuldade para se concentrar em suas funções, não tem vontade de trabalhar e ainda apresenta humor agressivo, pode estar com a Síndrome de Burnout. De acordo com International Stress Management Association (Isma), 30% dos brasileiros empregados apresentam esse tipo de distúrbio psicológico.

Sintomas e diagnóstico

Os principais traços identificados nos profissionais estressados envolvem as dificuldades para manter a rotina de trabalho em dia. O afetado pelo distúrbio é agressivo, não tem vontade de se comunicar, fala pouco, tem baixa autoestima, dificuldade para memorizar informações importantes e pouquíssima concentração.

O paciente que está sofrendo com a Síndrome de Burnout ainda pode sentir sintomas físicos como dores de cabeça, cansaço, aumento da sudorese durante o trabalho, dores musculares, problemas gastrointestinais e ataques de ansiedade. Todas as características do distúrbio são desgastantes e podem atrapalhar a qualidade de vida.

O diagnóstico é dado após a consulta com psiquiatra ou psicólogo. Diversas perguntas são feitas para identificar as principais características de sua rotina profissional e vida pessoal. O questionário, baseado na Escala Likert, também pode ser utilizado para facilitar o diagnóstico do distúrbio. Não deixe de contar com o auxílio de especialista.

Burnout

O diagnóstico dado por médico é essencial para a diminuição dos sintomas. Foto: iStock, Getty Images

Tratamento para Síndrome de Burnout

Procurar um profissional habilitado para o diagnóstico é o primeiro passo a ser dado. Os familiares, amigos e colegas de trabalho são os primeiros a identificar os sintomas e alertar sobre o problema. Após a bronca, vale entrar em contato com um clínico geral, psicólogo ou psiquiatra. O importante é agir.

O tratamento da Síndrome de Burnout é dado por meio de consultas e o afastamento do profissional – algumas semanas de férias podem ajudar. Antidepressivos também podem ser recomendados em casos mais graves. O indispensável é abandonar a rotina estressante e investir em hábitos mais saudáveis.

Outra dica dada por médicos é a escolha de uma atividade física. Os exercícios ajudam a diminuir o estresse e garantem a liberação de hormônios que aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida. Opte por treinos divertidos e satisfatórios para a sua rotina – dança, corrida, musculação e pilates podem ajudar.

Também vale adotar alguns cuidados adicionais na rotina e evitar que o quadro volte a aparecer com intensidade:

  • Todas as tarefas de trabalho devem ser executadas no ambiente da empresa. Acostume-se a desligar a mente e não abra o e-mail em casa
  • Organize as suas férias com antecedência e curta todos os finais de semana. Um profissional saudável não transforma a sua rotina em um momento estressante
  • Está cansada e não tem ânimo? Peça uma folga ou troque de turno com algum colega. Não sobrecarregue o corpo com atividades desgastantes

E você, já conhecia a Síndrome de Burnout? Deixe o seu comentário!