Nutrição

A verdade sobre o sushi

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

Sushi menina

Nos últimos tempos podemos observar uma verdadeira febre por comida japonesa. Isso por que várias celebridades declaram que amam, e ainda para contribuir com esta boa fama dos sushis, temos a longevidade e saúde mundialmente reconhecidas do Japão.

Além de um restaurante japonês em cada esquina, restaurantes não especializados oferecem sushi no cardápio, inclusive churrascarias. Temos versões ocidentalizadas com cream cheese e maionese, e assim cada vez mais as pessoas trocam o fastfood pelo sushi, acreditando que esta é uma escolha mais saudável. Tsc tsc. Não é bem assim, gente. Confiram abaixo as verdades sobre o sushi:

A alga

Primeiro, a quantidade de alga (que faz muito bem para a saúde por possuir fibras, ferro, cálcio e potássio) é muuuuuito inferior a dose diária recomendada. Em 6 sushis, encontra-se 1% do consumo feminino ideal de ferro e cálcio.

 O sal

Além do sal utilizado no cozimento do arroz, os molhos de soja que acompanham os pratos são mega salgados. Raras as vezes em que a comida japonesa é consumida sem Shoyu.

Peixe x Arroz

Sim, comer peixe sempre será saudável. O que acontece é que a quantidade de peixe existente em uma porção de sushis é muito insignificante. O arroz é quem ganha como principal ingrediente, uma vez que é 75% de uma refeição japonesa. O arroz utilizado na culinária oriental é super processado, de maneira que quando chega no prato já perdeu a maior parte dos nutrientes. Também, o cozimento é feito não apenas em água, mas em quantidades consideráveis de açúcar, vinagre e aromatizantes. Foi-se a refeição saudável.

Por tudo isso, um combo de sushis pode ser mais calórico que um Big Mac com batata frita. Portanto, meninas, cuidado para não se enganar.