Clínica Geral > Saúde

Dengue: cuidado o ano inteiro!

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

iStock_000014646405Small_dengue_flubydust-e1358874031974-153x85

Mesmo sendo uma doença tipica do verão, como vivemos num pais tropical com estações do ano não muito bem definidas, é sempre bom ficar em alerta ao perigo de contrair a Dengue.

Afinal, o que é Dengue ?

Esta doença viral é transmitida por um mosquito nativo do sul asiático o Aedes aegypti, ocorrente também nas proximidades do pacifico e na América do sul. Essa doença atinge cerca de 20.000 pessoas por ano de forma fatal.

Sintomas e Sinais

A dengue é diagnosticada de 7 à 14 dias depois da picada do mosquito por um sinal de febre elevada, ocorre também uma grave alteração do ritmo cardíacos, dores de cabeça, perda de apetite, dores nos olhos e erupções cutâneas. O cansaço excessivo é também um sinal de dengue, o paciente não tem forças para caminhar e sente dores nos pés. a febre permanece constantemente e alta durante 4 dias porém ao transpirar, o paciente sente uma sensação de bem estar.

degue-fever

 

Exames

  • Isolamento do vírus:
  • Sorodiagnóstico ;
  • Hemograma : leuconeutropenia.

Diagnostico diferencial

  • Febre amarela
  • Gripe ;
  • Rubéola.

Tratamento

Atualmente a Dengue não tem cura declarada, porém o tratamento é bastante diversificado.

Sedativos

Hidratação intensiva,

Paracetamol 

Deve-se evitar a aspirina pois as tendências de hemorragia aumentam utilizando os componentes desse medicamento.

Não existe também uma prevenção contra a Dengue, por isso o ideal é verificar diariamente, os vasos de plantas, não deixar água parada ser acumulada em pneus, garrafas pet’s, e em nenhum outro recipiente. O Aedes Aegypti, é um mosquito diurno e se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. 
 Vale relembrar sempre o bom e velho conselho de não deixar Água Parada!