Nutrição

Entrando na onda do chá verde

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

cha verde

Com certeza você deve ter uma amiga que já comentou sobre uma das mil e uma maravilhas do chá verde. Você pode acreditar nessa amiga, pois não é só moda não. O consumo do chá verde possui de fato muitos e muitos benefícios.

O gosto amargo não precisa ser um problema

Para começar, aqui vai uma dica para se acostumar com o gosto amargo do chá verde. Você pode começar misturando 1 colher de sopa rasa de erva para 1 litro de água. Quando já estiver mais habituada, vá aumentando a quantidade de erva. Evite o chá verde de saquinhos, pois no processo industrial ele perde muitas das suas propriedades.

Se mesmo assim o gosto ainda não te agradar, experimente misturá-lo com frutas no liquidificador.

Cuidado com a cafeína

Assim como o café, o chá verde possui muita cafeína. Assim, evite-o logo após refeições (pode atrapalhar na absorção de outros nutrientes). Espere pelo menos uma hora para toma-lo e cuidado com excessos.

Chá verde para perder peso

As dietas com base em chá verde estão ficando cada vez mais conhecidas. Isto porque o chá verde possui ação digestiva, diurética (aquela que desincha) e desintoxicante, de maneira que auxilia na perda de peso e na diminuição da taxa de colesterol ruim.

Faz bem para o coração

O chá verde é excelente para um melhor controle da pressão arterial. Ele deixa as artérias mais flexíveis, reduzindo uma série de problemas do sistema vascular.

Ação antirugas 

O chá verde é antioxidante. Isso quer dizer previne o envelhecimento precoce das células. Assim, além de previnir o evelhecimento da pele, previne doenças degenerativas (como o Mal de Alzheimer).

Uso tópico

O uso tópico tem ação cicatrizante.

Ativação do sistema imunológico

Rico em polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico, o chá verde ativa o sistema imunológico. Um simples gargarejo pode prevenir infecções de garganta.

Ação contra o câncer

Alguns estudos em animais ligados ao consumo de chá verde indicam menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, pulmão, ovário e próstata.