Esporte > Guia da Corrida

Entre para um clube de corrida!

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

grupo-de-corrida

Correr é que o tempo que você tem para si mesmo, não é? É quando você pode estar em harmonia com a natureza e ficar longe de tudo isso, quando você pode refletir sobre questões importantes da vida, ou até mesmo quando você pode empurrar seu corpo ao limite absoluto na gloriosa, miserável solidão. Então, por que diabos você quer estragar tudo isso por aderir a um clube de corrida e de ter outras pessoas falando na sua orelha durante cinco quilômetros? E de qualquer maneira, os clubes são apenas para aqueles na parte da frente das corridas ou aqueles que a levam muito a sério, não são?

Bem, na verdade, não. Decididir participar de um clube é uma das melhores coisas que qualquer corredor, independentemente do seu nível, pode fazer. A adesão ao clube muitas vezes pode instigar grandes melhorias no desempenho e, mais importante, fornecer memórias duradouras, experiências e companheirismo.

Nós todos corremos por diferentes motivos, seja para perder peso, se manter razoavelmente em forma, ou, em alguns casos, para entrar e talvez até mesmo vencer corridas. Mas qualquer que seja a motivação para amarrar os treinadores e partis para as estradas e trilhas, há uma razão por que ser membro de um clube pode ajudar a tornar a corrida ainda melhor.

Nem todo mundo corre para corridas e os clubes são muito bons com isso. Mas se correr para competir é o que você quer, então os clubes oferecem uma série de eventos de corridas de rua de Cross Country, para obter a alma competitiva fluindo. O apoio vocal e moral de companheiros muitas vezes pode ser a diferença entre uma boa e uma grande corrida, assim como a oportunidade de correr com e competir contra corredores de capacidade semelhante ou até um pouco melhor que a sua.

Motivação também pode ser um problema para alguns e uma olhada para fora das cortinas em um dia frio, escuro e molhado às vezes pode resultar em pijama, em vez dos shorts sendo puxados para fora do guarda-roupa. No entanto, sabendo que os outros vão estar com você para compartilhar a experiência de bater os pavimentos em um vendaval uivante muitas vezes pode ser a diferença entre ficar e sair pela porta.

Da mesma forma, enquanto a maioria da população pouco se importa com questões como o ritmo por milha, quilometragem semanal ou distância agradável, ondulação da rota e trilha de 10 quilômetros que você acabou de encontrar, os membros de clubes de corrida adoram conversar sobre isso, o que significa que as amizades são feitas, e bons conselhos de pessoas que pensam como você podem ser absorvidos.

Qualquer um que já tenha visto até mesmo uma corrida de estrada local, muito menos correu em uma, vai saber que os corredores do clube podem ser encontrados na frente, no final e em todo o resto. Os clubes não são, certamente, elitistas e geralmente servem para todos, desde o super-competitivo até o corredor de lazer, por isso não há necessidade de temer ser deixado para trás em corridas de grupo ou se preocupar que ser “lento” vai fazer você se destacar. Realmente, ninguém se importa e sempre haverá alguém do mesmo padrão.

Mas é um grande compromisso, não é? Uma das grandes coisas sobre a corrida é a liberdade de fazê-la quando e onde quiser. Certamente ter que virar-se para um local especificado em um momento especificado é pedir muito? Mais uma vez, ao contrário de esportes de equipe, os clubes não podem obrigar os membros a mudar. É flexível e todo mundo corre com o clube como e quando podem, se isso é duas vezes por semana ou duas vezes por ano. Pelo menos, a opção está lá.

Participar de um clube só pode melhorar a experiência de ser um corredor, seja por meio de concurso, o grupo de funcionamento, apoio ou conselhos. Os clubes são ambientes “sem pressão” que contribuem para as opções de um corredor. Realmente não existem desvantagens.

Fonte: The Guardian