Clínica Geral > Saúde

Influenza: conheça melhor para se prevenir

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

Woman Holding a Mug with a Handkerchief to Her Nose

Influenza é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório – nariz, garganta e pulmões. A influenza, vulgarmente chamada de gripe, não é o mesmo que a gripe no estômago, que causa diarreia e vômitos. A influenza e suas complicações podem ser fatais. As pessoas com maior risco de desenvolver complicações da gripe incluem:

– As crianças pequenas

– Os adultos mais velhos

– As mulheres grávidas

– Pessoas com sistema imunológico debilitado

– As pessoas que têm doenças crônicas

– Sua melhor defesa contra a gripe é receber uma vacinação anual.

Inicialmente, a gripe pode parecer um resfriado comum, com coriza, espirros e dor de garganta. Mas resfriados normalmente se desenvolvem lentamente, ao passo que a gripe tende a vir de repente. E, apesar de um resfriado ser um incômodo, você geralmente se sente muito pior com a gripe.

Sinais e sintomas da gripe mais comuns incluem:

– Febre acima de 38 graus

– Dores musculares, especialmente nas costas, braços e pernas

– Calafrios e suores

– Dor de cabeça

– Tosse seca

– Fadiga e fraqueza

– Congestão nasal

Quando consultar um médico:

Se você tiver sintomas de gripe que estão em risco de complicações, consulte o seu médico imediatamente. Tomar medicamentos antivirais nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas pode reduzir a duração da sua doença e ajudar a evitar problemas mais graves.

Os vírus da gripe viaja através do ar em gotículas quando alguém com a infecção tosse, espirra ou fala. Você pode inalar as gotas diretamente, ou você pode pegar os germes de um objeto – como um telefone ou teclado do computador – e, em seguida, transferi-los para os seus olhos, nariz ou boca.

 

Os vírus da gripe estão em constante mutação, com novas cepas aparecendo regularmente. Se você já teve a gripe no passado, seu corpo já produziu anticorpos para combater essa estirpe particular de vírus. Se os vírus da gripe futuras são semelhantes às que encontrou antes, ou tendo a doença ou por vacinação, estes anticorpos podem prevenir a infecção ou diminuir a sua gravidade.

Mas os anticorpos contra o vírus da gripe que você encontrou no passado não podem protegê-lo de novos subtipos de gripe que são imunologicamente muito diferentes do que você tinha antes. Uma série de subtipos do vírus apareceram em humanos desde a epidemia global (pandemia) de 1918, que matou dezenas de milhões de pessoas.

Normalmente, você vai precisar de nada mais do que repouso e muito líquido para tratar a gripe. Mas em alguns casos, o médico pode prescrever um medicamento antiviral. Se for tomado logo após você notar os sintomas, estes medicamentos podem diminuir a sua doença por um ou dois dias e ajudar a prevenir complicações graves.

Se você foi atingido a gripe, estas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas:

– Beba bastante líquidos. Escolha água, suco e sopas quentes para evitar a desidratação. Beba o suficiente para que sua urina fique amarelo clara ou pálida.

– Descanse. Durma mais para ajudar o seu sistema imunológico a combater infecções.

– Considere analgésicos. Use um analgésico que não precise de prescrição, o paracetamol ou ibuprofeno, para combater as dores associadas à gripe. Não dê aspirina a crianças ou adolescentes, devido ao risco de síndrome de Reye, uma doença rara, mas potencialmente fatal.

Controlando a propagação da infecção

Vacina contra a gripe sazonal de cada ano contém proteção contra os três vírus influenza que se esperam que sejam os mais comuns durante a época de gripe naquele ano. A vacina é tipicamente disponível como uma injecção ou como um spray nasal. A vacina contra a gripe não é 100% eficaz, por isso é importante também tomar medidas para reduzir a disseminação da infecção:

– Lave as mãos. Minuciosa e freqüente lavagem das mãos é a melhor forma de prevenir muitas infecções comuns. Esfregue as mãos vigorosamente durante pelo menos 15 segundos. Ou use desinfetantes para as mãos à base de álcool se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis.

– Contenha as tosses e espirros. Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir. Para evitar contaminar as mãos, procure tossir ou espirrar em um lenço de papel ou na dobra interna do cotovelo.

– Evite multidões. Gripe se espalha facilmente onde as pessoas se reúnem – em creches, escolas, edifícios de escritórios, auditórios e transportes públicos. Ao evitar multidões durante o pico da temporada de gripe, você reduz as chances de infecção.

Fonte: Mayo Clinic