Estética

Como escolher os cremes anti-idade

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

Chega uma hora na vida de uma mulher em que ela recorre desesperadamente aos cremes anti-idade para eliminar as rugas e a flacidez da pele do rosto. Isso acontece, geralmente, quando a ala feminina passa dos 40 ou 50 anos.

 

Esses produtos, no entanto, podem ser usados desde os 20 e poucos anos, já que a pele começa a perder até 1% do colágeno a partir dos 21 anos. Fumantes têm esse processo acelerado.

cremes anti-idade

Mulheres com 20 e poucos anos podem usar cremes para eliminar rugas e flacidez. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a base dos cremes anti-idade vendidos no País são de hidratante e também de substâncias antioxidantes, que ajudam no rejuvenescimento da pele.

Por isso, não representam riscos à saúde da pessoa – essa afirmação vale para todos os cosméticos que têm o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta a SBD.

Como escolher os cremes anti-idade

Há no mercado uma infinidade de cremes anti-idade que deixam as mulheres confusas sobre qual levar para casa. Os dermatologistas orientam que a escolha, quando não indicada por nenhum especialista na área, deve ser baseada na qualidade da marca e, principalmente, na composição dos produtos.

Prefira cremes com vitamina C, pois eles ajudam a estimular o colágeno, substância que promove a renovação das células e que também auxilia na melhora da elasticidade da pele. Os produtos com vitamina A promovem a renovação celular e os com vitamina E são ótimos antioxidantes.

Todos esses produtos, no entanto, não fazem milagres, mesmo que muitos prometam. Os hábitos de vida também dizem muito sobre a qualidade da pele. Por isso, mantenha uma alimentação saudável, beba bastante água, consuma bebidas alcoólicas com moderação e evite o fumo.

Usar protetor solar diariamente também é algo indispensável, mesmo para aquelas que vão ficar dentro de casa o dia inteiro.

Cremes anti-idade que contenham retinol, aliado importante do rejuvenescimento, e ácido glicólico, que ajuda na revitalização da pele, também são excelentes para dar um aspecto mais jovem e saudável ao rosto.

Como aplicar os cremes anti-idade

O mais correto é aplicar os cremes antes de dormir. Isso por dois motivos principais: primeiro, porque à noite a pele fica mais descansada e, sem agentes externos para interferir, ela absorve melhor as propriedades do produto; segundo, pois esses cremes têm retinol, produto que não deve ter contato com o sol, senão mancha a pele.

Veja como aplicar corretamente os cremes anti-idade:

1. Limpeza

Inicie lavando bem a pele com água gelada.

2. Adstringente

Passe um adstringente sem álcool na pele do rosto.

3. Creme

Em seguida, passe um pouco do creme na região das olheiras – essa é uma  das áreas mais sensíveis ao desenvolvimento de flacidez e rugas.

4. Movimentos

Faça movimento circulares no local, sempre de dentro para fora e de baixo para cima. Isso ajuda a ativar a circulação.

5. Durma

Passe o creme no restante do rosto, também fazendo movimentos circulares, e vá dormir.

6. De manhã

Lave bem o rosto e passe protetor solar no outro dia – nenhum creme anti-idade faz efeito se a mulher não usar protetor solar no dia a dia.