Motivação

Saiba como manter o cérebro idoso saudável e ativo

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

O avanço da idade costuma trazer consigo limitações físicas e mentais características da terceira idade. Porém, existem formas de retardar esses efeitos e evitar que eles ocorram rapidamente e em conjunto com quadros mais graves. É o caso da depressão, Alzheimer e outras demências que prejudicam ainda mais a saúde e o cérebro idoso.  

Atividades simples realizadas no dia a dia, como fazer palavras cruzadas e ler, fazem uma grande diferença na saúde mental, pois mantêm as habilidades cognitivas ativas. Por isso é importante que os idosos tenham uma rotina com exercícios que estimulem a memória, a coordenação, a concentração e o pensamento lógico.  

Atividades que beneficiam o cérebro idoso

Apesar de simples, um dos exercícios que mais traz benefícios para o cérebro idoso é fazer palavras cruzadas. De acordo com um estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, o treinamento de atenção exigido pela atividade pode provocar mudanças na cognição mental, causando um bloqueio nas distrações e a melhora na concentração.

Durante a pesquisa, em que 23 pessoas entre 65 e 75 anos foram avaliadas, foi observado, a partir dos dados comportamentais e visuais (de ressonância magnética), que o treinamento com palavras cruzadas pode ajudar na manutenção de uma mente jovem e sadia, reduzindo a suscetibilidade a estímulos de distração.

Assim como as palavras cruzadas, que exigem da memória lembrar de vocabulários e conhecimentos diversos, outras atividades seguem a mesma linha de treinamento e podem trazer efeitos positivos para o cérebro idoso. São elas o sudoku, caça-palavras e dominó, jogos que estimulam a memória e a lógica de forma eficiente.  

O sudoku, por exemplo, exercita a lógica, a memória e a agilidade para cálculos simples, enquanto o caça-palavras estimula a memória visual. O dominó proporciona o desenvolvimento de uma estratégia de jogo.  

Outra atividade indicada é o quebra-cabeças, que além de estimular a memória do cérebro idoso também trabalha a concentração. Ainda mais simples, ler um livro exercita a mente e a mantém ativa. Além disso, outra recomendação é contar a história para alguém depois de ler, ajudando a capacidade de armazenamento das informações.

Cérebro idoso

Atividades como palavras cruzadas exercitam a mente. Foto: iStock, Getty Images

Importância de manter o cérebro ativo

Os brasileiros estão vivendo cada vez mais tempo. Segundo os dados mais atuais divulgados pelo IBGE, de 2014, a expectativa de vida subiu para 75,2 anos no país, cinco anos a mais em relação aos dados de 2000. Estima-se que, em 2020, o Brasil esteja entre os seis país com maior número de idosos, ultrapassando a marca de 30 milhões de pessoas.

Com o aumento da população idosa, torna-se ainda mais importante cuidar da saúde e garantir qualidade de vida na terceira idade. Manter o cérebro idoso ativo ajuda não só a evitar limitações mentais devido ao avanço da idade, mas também contribui consideravelmente para a prevenção de doenças comuns nessa fase da vida.

De acordo com o IBGE, três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica ou transtorno. Entre as mais comuns estão os quadros depressivos, Alzheimer, esquizofrenia, demência, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade.

E aí, anotou as dicas para ajudar a exercitar o cérebro idoso? Deixe a sua opinião nos comentários.