Sem categoria

Aprenda a colocar o exercício na agenda de uma vez por todas

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

Em um mundo perfeito, as pessoas teriam pelo menos uma hora por dia para se dedicar a um tipo de exercício. No mundo real, 24 horas por dia não parecem ser suficientes para atender trabalho, escola e família. Mas acredite, há maneiras de se manter mais ativo e ter todos os benefícios da atividade física.

 

Exercício físico faz bem para o corpo e mente

O exercício pode melhorar sua saúde e reduzir o risco de desenvolver várias doenças, como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares. A atividade física é capaz de ter benefícios imediatos e a longo prazo. Mais importante de tudo, a prática regular ajuda a melhorar sua qualidade de vida. E com 30 minutos por dia já é possível usufruir desses benefícios.

exercicio

A prática regular de atividade física porporciona melhora na qualidade de vida da pessoa. Foto: iStock

De acordo com um estudo publicado no Archives of Internal Medicine, adotar uma atividade física regular auxilia a combater casos de depressão, já que bloqueia pensamentos negativos e distrai as pessoas das preocupações diárias.

Além disso, movimentar o corpo muda o seu humor e melhora os padrões de sono, assim como altera os níveis de substâncias químicas no cérebro para melhor, como serotonina, endorfinas e hormônios do estresse.

 

Como encontrar tempo para o exercício

Muitas instituições e órgãos de saúde alertam para a importância da atividade física em qualquer idade, mas nem todo mundo consegue tempo para praticar. Por isso, antes de começar é preciso planejar. Veja algumas dicas que podem ser fundamentais para tirar um tempo e cuidar do corpo e da mente:

 

1. Mude seu pensamento

exercicio

Além de praticar uma atividade física, tenha o hábito de usar as escadas no lugar do elevador. Foto: iStock

Tirar uma hora específica do dia para treinar é ótimo, mas em primeiro lugar tenha a mentalidade de se mover mais.

 

Ao lembrar que seu corpo precisa de mais movimento ao longo do dia, você optará pela escada no lugar do elevador, pelo estacionamento mais longe do local de trabalho ou, quem sabe, até mesmo pela troca do carro pela bicicleta como meio de locomoção.

 

2. Comprometa-se com uma atividade física

exercicio

Para evitar que o corpo fique sobrecarregado, comece a prática de atividade física lentamente. Foto: iStock

Comece comprometendo-se a praticar uma atividade regularmente. Coloque o exercício na agenda como qualquer outro compromisso importante. Mesmo que você só tenha 15 minutos, agende esse tempo para isso.

Seja qual for a atividade escolhida, inicie lentamente para que não haja sobrecarga e desistência. Lembre-se que se você não está habituado, o corpo pode ficar dolorido.

 

3. Escolha algo que você goste

exercicio

Antes de escolher a atividade física que você irá praticar, teste as modalidades disponíveis. Foto: iStock

Uma boa maneira de identificar que tipo de exercício é o ideal para você é descobrir como gosta de fazê-lo – sozinho, com um parceiro ou em grupo. Experimente antes de decidir, e a partir daí tente diferentes modalidades até encontrar uma que você se sinta bem.

 

4. Concentre-se em objetivos

exercicio

Para se manter motivada e ativa, pense nos objetivos que você gostaria de alcançar. Foto: Shutterstock

Comece com objetivos de curto prazo, tais como melhorar seus níveis de humor e energia, ou reduzir o estresse. Deixe objetivos maiores, como perda de peso ou aumento da massa muscular, para depois.

5. Não desista

exercicio

Mesmo que algum compromisso apareça e não sobre tempo para se exercitar, não desista. Foto: Shutterstock

Se não conseguir fazer seu exercício em um dia, não deixe que isso vire uma bola de neve e você acabe desistindo. Perdeu a hora ou apareceu um compromisso? Tente encontrar outro momento no seu dia.

Se ainda assim você não conseguir comparecer, comprometa-se a ir no dia seguinte e coloque algum esforço para não parar. Assim, com o passar do tempo, sua atividade física já fará parte da sua rotina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!