Estética

Cuidados básicos para cuidar da pele diariamente

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

Cuidar da pele diariamente é fundamental para quem quer manter a cútis jovem e saudável por muito mais tempo. Para isso, alguns passos básicos devem fazer parte da rotina de toda mulher, como sempre limpar bem a derme, mantê-la hidratada e também protegida dos agentes que prejudicam a saúde e a beleza do rosto.

Para evitar manchas, espinhas, rugas e o envelhecimento precoce, é importante ficar atenta e não deixar nenhum cuidado de lado. Aprenda como começar a sua rotina de beleza e reserve um tempinho todos os dias.  

Como cuidar da pele no dia a dia

O primeiro passo para acertar nos cuidados é conhecer o seu tipo de pele: normal, seca, oleosa ou mista. Assim, é possível escolher os produtos recomendados para o seu perfil, que já possuam as características e substâncias ideais para cuidar da derme do jeito certo.

Os cuidados básicos e que não podem faltar todos os dias são limpar, tonificar, hidratar e proteger a pele. É indicado lavar o rosto duas vezes por dia, evitando o entupimento dos poros e o aparecimento de cravos e espinhas.

A primeira lavagem deve ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda ao final do dia, retirando a poluição, a maquiagem e outras impurezas acumuladas ao longo do dia.

Após a limpeza, que sempre deve ser feita com sabonete neutro ou algum específico para o seu tipo de pele, é hora de usar um tônico e preparar a pele para a hidratação. Novamente, esse produto deve ser escolhido de acordo com as suas características.

A hidratação é outro passo fundamental para cuidar da pele diariamente. A derme é constituída por 70% de água e a epiderme por 15%. Por isso, aplicar hidratantes ajuda a equilibrar esses níveis.

Independente da estação, com o tempo ensolarado ou nublado, o uso diário do filtro solar é indispensável. É recomendado FPS 30, pelo menos, para ajudar no combate aos raios solares e seus efeitos nocivos, que aceleram o envelhecimento da pele. 

Para quem utiliza maquiagem, a base, o pó e todos os outros itens devem ser aplicados por último. Atualmente, os produtos de limpeza, tonificação e hidratação são fluidos e a pele os absorve rapidamente, não havendo problemas para o resultado da make.

Cuidar da pele

Manter uma rotina de cuidados é essencial para a saúde da pele. Foto: iStock, Getty Images

O que evitar e outros cuidados

Para complementar a rotina de cuidar da pele, ainda é indicado incluir a esfoliação. Peles oleosas e mistas são as mais indicadas para os produtos, que podem ser usados até diariamente. Em peles normais e secas, o uso deve ser menos frequente, pois podem ressecar ainda mais.

Entre o que deve ser evitado, o principal é nunca dormir sem retirar a maquiagem. Os produtos obstruem os poros e prejudicam o processo de renovação celular, que é mais intenso durante o período da noite.

Por isso, o ideal é passar um demaquilante com algodão e lavar com água e sabonete antes de dormir. Além disso, manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, beber bastante água e ficar longe do cigarro são medidas que ajudam a cuidar da pele de dentro para fora.

E você, como costuma cuidar da pele? Conte para a gente nos comentários.