Beleza > Homens

Transplante de cabelos e pelos faciais transforma a Turquia em centro mundial

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

cuidados-cabelos-masculinos-combatendo-queda-10

Sentado na sede branca e imaculada do Centro de Cabelo de Istambul, Akeelesh diz que não sente dor. E, apesar da pele crua com pontos de folículos cheios de sangue em todo o couro cabeludo frontal, o visitante da Inglaterra está radiante.

Akeelesh, que não quis dar seu sobrenome por privacidade, perdeu muito do seu cabelo devido a uma infecção quando ele era um adolescente, e ele pensou que sua calvície não era natural. Incomodava o recém graduado em farmacologia de 23 anos e se tornou um obstáculo em sua vida social. Um de seus vizinhos foi para a Turquia fazer implantes de cabelo e Akleelesh observava com interesse como o procedimento feito pelo homem mais velho se enraizou. Ao longo de alguns meses, o homem de meia-idade foi transformado. “Ele era velho, mas parecia jovem”, Akeelesh lembra: “Ele estava ganhando confiança”.

Então Akeelesh fez alguma pesquisa online e encontrou o Centro de Cabelo de Istambul, uma clínica especializada em transplantes capilares com um website em várias línguas que explica o procedimento, oferece sugestões de hotéis ao cliente e oferece recepção no aeroporto. Ele fez várias perguntas ao coordenador de extensão do centro de transplante e decidiu fazê-lo. Seus amigos e familiares “estavam preocupados, mas eu aproveitei a oportunidade. Eu já perdi o cabelo, então não tenho muito mais a perder”, diz ele, rindo. E enquanto ele não consegue parar de sorrir com os resultados, ele também está feliz com o preço, ele poderia ter gasto  9.100 dólares para a cirurgia, na Inglaterra, em vez disso, ele economizou 2,860 dólares para fazê-la na Turquia, incluindo acomodações.

Akeelesh faz parte de um número crescente de estrangeiros que viajam para a Turquia para procedimentos médicos. No cruzamento da Europa e do Oriente Médio, a Turquia se orgulha em oferecer a mesma qualidade de atendimento médico disponível no Ocidente por uma fração do preço.

Em 2012, cerca de 270 mil dos 31,7 milhões de turistas que visitaram a Turquia entrou para o tratamento médico, bombardeando mais de 1.000 milhões dólares na economia. Muitos vêm para tratamentos cosméticos, incluindo rinoplastia, lipoaspiração e spas termais, mas de acordo com os da indústria do turismo médico, o dinheiro está no cabelo.

“O atributo de beleza principal dos homens é o seu cabelo. Eles não podem usar maquiagem”, diz Meral Tala, diretor do Centro de Cabelo de Istambul. “É o símbolo da saúde ou beleza. Eles não têm outra coisa que você possa ver.” O Centro de Cabelo relata que trata de 70 a 80 turistas a cada mês, quase o dobro de pacientes do verão passado. A maioria vem do Oriente Médio, com metade dos seus clientes estrangeiros provenientes dos Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita.

“Oito anos atrás nossos clientes estrangeiros eram turcos que vivem na Europa, mas, nos últimos três anos, há mais pessoas que vêm da Europa e do Oriente Médio”, diz Tala, que pensa que a satisfação do cliente e publicidade boca a boca realmente impulsionaram os negócios. “Nos últimos três anos, a taxa de operações de sucesso aumentou tremendamente, e quando os turcos e alguns estrangeiros vieram aqui e viram que os procedimentos realizados aqui na Turquia fazem a diferença, isso criou um zumbido. Essa é a melhor referência: Resultados.”

Normalmente, os homens vêm durante quatro dias a uma semana. No primeiro dia, o couro cabeludo é analisado e um local de enxerto é escolhido, geralmente a partir da parte traseira da cabeça, onde muitos homens careca retêm cabelo, mas há outras opções. No dia seguinte, eles vão para a sala de cirurgia, e o procedimento pode durar de oito a 10 horas, com cerca de 7.500 implantes de raiz. Depois disso vem o cuidado pós-operatório. No dia seguinte, os pacientes podem voltar para casa. Os resultados completos são esperados seis meses após a operação.

Tala explica que um estímulo principal para transplantes é um casamento próximo: “Muitas pessoas querem ter mais cabelo antes de seu dia do casamento, para ninguém dizer: ‘Ah, o noivo é um pouco careca, hein?'”

Implantes de pêlos faciais formam uma porção pequena, mas crescente, de procedimentos. ROTA Hairtrans, outro centro de transplante de cabelo em Istambul, opera a partir de um hospital privado, e executa um punhado de transplantes de pelos faciais a cada mês, principalmente para os clientes do Oriente Médio. “Na Turquia, ele é chamado Köse-calvície do rosto”, diz Ismet Yilmazer, diretor da ROTA Hairtrans. “Na sociedade, um homem quer ser como um homem. Se ele não pode deixar a barba crescer, e ele olha entre seus amigos e ele é o único que não pode, ele tem um complexo.”

Fonte: Business Week