Amamentação > Filhos

Entenda como a amamentação traz benefícios para a mãe e o bebê

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

Desde 1981, o governo brasileiro tem investido em campanhas de incentivo à amamentação. O ato de alimentar os bebês exclusivamente com leite materno até pelo menos os primeiros seis meses de idade traz vários benefícios para mãe e filho.

Por que a amamentação é importante

De acordo com uma cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno contém tudo que o bebê precisa nos primeiros seis meses de idade. Cada mãe produz alimentos diferentes, que variam de acordo com o funcionamento do organismo e hábitos alimentares.

amamentacao

O leite materno é essencial para a criação do sistema imunológico do bebê. Foto: iStock, Getty Images

O ato de amamentar é naturalmente pensado para o bem-estar de mãe e filho. O leite logo após o parto é mais grosso e cheio de anticorpos que vão ajudar a criar o sistema imunológico do pequeno. Depois ele passa a ser mais líquido, fácil de digerir para não sobrecarregar o sistema digestivo do bebê.

Prática, a amamentação não exige cuidados específicos. Não há necessidade de preparar misturas, de aquecer a fórmula ou de ter equipamentos consigo. Uma mãe pode amamentar onde desejar e basta colocar o filho no peito, incentivando que a criança se alimente.

Esse momento, tão repetitivo nos primeiros meses de vida, cria laços afetivos entre mãe e filho. Para o corpo da ex-gestante, amamentar libera oxitocina, o hormônio da confiança. Além disso, outros processos bioquímicos impedem a perda de sangue após o parto e evitam a menstruação e também a anemia.

Por último, todo o processo de amamentação estimula o organismo da mulher e o protege contra o câncer de mama e de ovário.

Um estudo feito pela Universidade de Pelotas vai além. Conduzido desde 1982, ele acompanhou o tempo de amamentação e a situação de vida de indivíduos aos 30 anos.

Os resultados apontam que quanto mais tempo de amamentação, mais inteligentes e maior o salário na fase adulta. Crianças que tomaram leite materno por mais de um ano tinham, aos 30, em média quatro pontos de QI a mais que as demais e ganhavam em torno de R$349 a mais do que a média.

Saiba mais sobre a amamentação

Não há idade limite para amamentar um filho no peito. A partir do sexto mês de vida, novos alimentos devem ser introduzidos, mas é a mãe que decide o momento de parar. Algumas mães param de produzir o líquido com o passar dos meses e, em alguns casos, a criança passa a não ter mais interesse.

Através do leite materno, são fornecidos todos os nutrientes que o bebê precisa durante os primeiros seis meses de vida. Fumar e consumir bebidas alcoólicas prejudica a qualidade do alimento e pode passar substâncias tóxicas para o pequeno.

Amamentar pode ser complicado no início, até que ambos os envolvidos entrem em sintonia. A recomendação é persistência e orientação de médicos e enfermeiras que podem ajudar no processo. Com muita paciência e inúmeras tentativas, a alimentação essencial ao bebê tem tudo para dar certo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!