Guia do Câncer

Angelina Jolie faz dupla mastectomia para reduzir o risco de câncer nos seios

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

angelina-jolie-tattoos11

Angelina Jolie revelou que ela teve uma dupla mastectomia preventiva para reduzir o seu risco de desenvolver câncer de mama, e tem ido a público com a notícia para sensibilização. A atriz tem um gene defeituoso BRCA1, que aumenta significativamente seu risco de desenvolver câncer de mama, a doença que matou sua mãe com 56 anos, escreve Angelina para o New York Times.

Jolie diz que ela optou por não manter a decisão privada, na esperança de que outras mulheres tenham o gene testado. “Uma vez que eu sabia que esta era a minha realidade, eu decidi ser proativa e retirei os dois seios para minimizar o risco”, diz ela.

Mulheres com um defeito no gene BRCA1 têm, em média, um risco de 65% de desenvolver câncer de mama. Jolie diz que seus médicos disseram a ela que seu risco era de 87% e que a cirurgia tinha reduzido para 5%. O defeito também aumenta o risco de câncer de ovário, que, segundo Jolie, a estimativa médica é de 50% para ela.

A atriz de 37 anos que tem seis filhos – três com Brad Pitt e três adotados – terminou três meses de procedimentos médicos no dia 27 de abril. Ela diz que fez primeiro um procedimento para maximizar as chances de salvar seus mamilos antes da remoção do tecido mamário e, nove semanas depois, a reconstrução. Pitt estava ao seu lado para “cada minuto das cirurgias”, disse ela.

Jolie disse que seus filhos muitas vezes perguntam se ela poderia obter a doença que matou sua mãe, Marcheline Bertrand. “Eu posso dizer a meus filhos que eles não precisam temer. Eles vão me perder para o câncer de mama. É reconfortante que eles não tem nada para ver que os deixe desconfortáveis. Eles podem ver as minhas pequenas cicatrizes e é isso. Todo o resto é apenas a mamãe, a mesma que ela sempre foi.”

Jolie acrescenta: “Eu quero encorajar toda mulher, especialmente se você tem um histórico familiar de câncer de mama ou câncer de ovário, a procurar os especialistas de informação médica que podem ajudá-lo com este aspecto de sua vida, e fazer suas próprias escolhas tendo informação como base”.

 

Fonte: The Guardian