Nutrição

Aprenda como se comportar em refeições fora de casa

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

Quando não realizamos as refeições em casa, manter o controle alimentar parece impossível. Mas não é. Confira algumas dicas que podem ser úteis nessas ocasiões.

Como se comportar em refeições fora de casa

LOCALO QUE FAZER
Café-da-manhã em hotéisEvite ovos mexidos, bacon, bolos, tortas e croissants.Dê preferência a frutas, sucos, chás, pães integrais, leite ou iogurte com menos gordura, queijo branco, frios mais magros (como peito de peru, por exemplo).
Restaurantes a la carteCouvert:evite. Principalmente se o couvert for constituído de croissants, pães de queijo, pães com manteiga e outros alimentos calóricos. Se consumir, dê preferência a legumes frescos, picles e azeitonas. Mas atenção à quantidade, pois 2 azeitonas fornecem 45 calorias. Caso consuma pães e similares no couvert, procure compensar o aporte calórico evitando batatas, massas, arroz, risotos e outras fontes de carboidratos durante a refeição.Saladas: consuma com generosidade. Mas cuidado com os molhos. Evite maionese, molho rose e outras opções gordurosas. Prefira aceto balsâmico, shoyu, iogurte ou mostarda. Até mesmo o azeite de oliva, já dissemos, deve ser consumido com moderação, pois 1 colher de chá fornece 45 calorias.

Preparações: pratos a la creme, à piemontesa, à belle meunière, passados na manteiga, empanados ou gratinados são muito gordurosos. Prefira vegetais, legumes sautée e purês.

Sobremesas: prefira frutas in natura ou saladas de frutas. Muito cuidado com as sobremesas duplas, do tipo bolo com sorvete, e com as sobremesas carregadas de creme.

ChurrascariasPetiscos: evite frituras. No máximo, escolha apenas um alimento desse tipo e consuma somente uma porção. Por exemplo: 1 banana à milanesa ou 1 porção pequena de fritas, sem repetir.Saladas: consuma uma boa salada como entrada, mas cuidado com as saladas com maionese ou queijos gordurosos.

Carnes: prefira as carnes bovinas magras, como baby beef, alcatra, coxão mole e lagarto; o lombo suíno sem gordura; o frango sem pele; e peixes em geral. Evite coração, cupim, costela, bisteca, linguiça, pernil e frutos do mar.

Restaurantes italianos e cantinasCouvert: evite pães e frituras. Lembre-se que seu prato principal será massa!Massas: prefira as sem recheio ou com recheios mais leves, como ricota, espinafre, cogumelos, abóbora etc.

Molhos: evite os brancos, carregados de creme de leite e manteiga. Prefira molho de tomate. E muita atenção ao queijo ralado. Ele deve ser apenas um leve “toque” em seu prato.

Complementos: evite bife à parmegiana ou preparados à milanesa.

Restaurantes self-service ou por quiloComece sempre pela salada, dando preferência às folhas. Lembre-se que, se deixar para o final, pode ser que não haja lugar em seu estômago.Entre as opções quentes, não coma tudo o que estiver disponível. Escolha, com bom senso, somente uma combinação. Por exemplo: arroz, feijão e carne. Ou arroz e estrogonofe. Jamais faça composições com mais de uma fonte de proteína animal ou de carboidratos, evitando consumir, por exemplo, arroz e batata ou estrogonofe e frango na mesma refeição.

Evite frituras, como pasteizinhos, bolinhos etc.

Prefira carnes sem gordura aparente, sem pele, sem molhos e sem recheios.
Coma frutas na sobremesa.

Não deixe que o peso total de seu prato ultrapasse 400 a 500 gramas.

BarzinhosEvite petiscos fritos, como coxinhas, empadinhas, pastéis, lula à dorê, isca de peixe à milanesa, provolone à milanesa, bolinhas de queijo, polenta frita, batata frita, mandioca frita.Prefira queijos mais magros (minas, mussarela de búfala), bruschetta com tomate fresco e manjericão, filé fatiado, canapés.

Cuidado com pratinhos de amendoins, castanhas, pistaches e nozes. São gorduras monoinsaturadas, boas para o coração, mas engordam.

Muita atenção às bebidas alcoólicas. Saiba que
1 dose de uísque fornece cerca de 70 calorias;
1 copo de cerveja (300 ml), 130 calorias;
1 taça de vinho (200 ml), 160 calorias;
1 copo de caipirinha, 250 calorias

PizzariasEvite pizzas com muitos ingredientes.Prefira opções do tipo palmito, rúcula com tomate seco, marguerita, mussarela de búfala, mussarela.

E atenção: 1 fatia de pizza de mussarela fornece de 220 a 250 calorias; 1 fatia de pizza quatro queijos pode fornecer até 400 calorias!

Redes de fast-foodFuja! Seus pratos gordurosos e desbalanceados são um dos principais fatores da atual epidemia de obesidade, que afeta adultos e crianças.

Fonte: Einstein Saúde