Beleza > Homens

Barba, cabelo e bigode! Escolha seu estilo e aprenda a cuidar

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

World Beard Championships Take Place In Brighton

 

A barba é parte importante do visual de um homem. Mas é preciso cuidar. Vai tirar tudo, deixar crescer, apostar no bigode ou no visual por fazer? Escolha o seu e descubra os cuidados ideais para cada tipo de barba.

Ashton-Kutcher-ashton-kutcher-20059758-1000-1333

Sem barba

“A chave para um barbear rente e confortável está na preparação, técnica e nos cuidados posteriores”, diz o barbeiro chefe do Kiehl Spa 1851 Justin Virgil.

1. Em primeiro lugar, suavize a sua pele e cabelo, tome banho antes de raspar ou use um óleo pré-barbear (ou ambos).

2. Ensaboe todo o seu rosto e começe a barbear com movimentos curtos, movendo-se na mesma direção que seu cabelo cresce. Observe que o cabelo muda frequentemente de sentido no pescoço e queixo.

3. Se necessário, passe espuma novamente e faça outra raspagem.

4. Quando estiver pronto, lave o rosto com água gelada. “Isso reforça a sua pele de volta e fecha os poros”, diz Virgil. “Também acalma a pele.”

Dicas:

1. Guarde a sua lâmina em um pouco de óleo pré-barbeador ou use um produto de proteção de barbear para preservar a vida de sua navalha.

2. Evite raspar na contramão dos pelos, pois ele pode cortar o cabelo abaixo da pele e causar pêlos encravados ou infecções mais graves, para não mencionar a dor e o desconforto.

3. Se você é propenso a pêlos encravados ou tem pele sensível, use um barbeador descartável ou cartucho não mais do que cinco vezes antes de mudar para um novo. Isto irá maximizar os resultados e minimizar os cortes e irritação, diz Virgil.

6784390862_65ca4a2206_b

A famosa “barba por fazer”

1. Para atingir o perfeito efeito, use um aparador de barba ajustável, diz o hair stylist facial de celebridades Craig, o barbeiro.

2. Corte os pelos, faça várias passagens para manter a consistência.

3. Corte seu bigode com uma tesoura ou um aparador de precisão, eliminando todos os pelos dispersos.

4. Raspe ou corte todo o cabelo que cresce abaixo do seu Pomo de Adão usando uma navalha ou um aparador.

5. Se a sua barba cresce no alto de suas bochechas, faça a barba ou corte os pelos logo abaixo de sua bochecha e paralelo ao seu queixo.

Dicas:

1. Cada 2 ou 4 dias, ou conforme necessário, repita os passos para manter uma aparência descontraída, mas arrumado, diz Craig, o barbeiro. Por mais tempo, e você estará ostentando uma barba.

2. Passe os dedos sobre sua barba para verificar a consistência. Faça outra passagem com um aparador de barba por fazer usando uma pressão uniforme.

A Celebration Of Paul Newman's Dream To Benefit The SeriousFun Children's Network - Arrivals

Barba

1. “Eu gostaria de ter uma forma quadrada de a maioria dos caras”, diz Justin Virgílio. “É uma forma inerentemente masculina que dá uma vantagem pessoal.”

2. Se você tem um formato de rosto retangular ou oval, cortar seus pelos mais na parte inferior do seu queixo, mas deixe um pouco de comprimento em seu rosto. Rosto redondo? Crie comprimento, deixando mais cabelo em seu queixo e menos em suas bochechas.

3. Usando um aparador, corte o pelo do seu pescoço começando logo acima do Pomo de Adão.

4. Apare perto do topo de seu rosto, e, se necessário, crie uma linha paralela à linha da mandíbula.

5. Por último, corte o seu bigode e barba que caem abaixo de sua linha de lábio com uma tesoura ou um aparador.

Dicas:

1. Aplique shampoo e condicionador na barba com a mesma frequencia dos cabelos.

2. Uma vez por semana, ou quando necessário, use um aparador para se livrar dos pelos fora do lugar.

3. Se necessário, use uma navalha em seu pescoço entre sua clavícula e o Pomo de Adão, prestando atenção em que forma o cabelo está crescendo.

4. Use um óleo para barba diariamente para suavizar seus pelos e adicione um perfume, se desejar.

5. Penteie a barba quando no chuveiro para esfoliar a pele sob a barba e arrumar seus pelos para facilitar o corte.

Tom-Selleck-nasceu-para-ser-um-Magnum

Bigode

1. Prepare e raspe as áreas em torno de seu bigode da mesma maneira que você faria para a barba.

2. “Como regra geral, não se deixa um bigode que é mais amplo do que os cantos de sua boca”, diz o barbeiro e especialista em pelos faciais Jacki Brown. Para um lábio superior fino ou não, um grande bigode dá a ilusão de lábios mais cheios, mais equilibrados, diz Brown. Se você tem lábios mais cheios, um meio bigode dividido funciona melhor.

3. Se você tem lábios grossos, prefira um bigode menor e mais discreto. Para os lábios finos, um bigode espesso irá criar a aparência de um forte lábio superior, diz Brown.

4. Apare todos os cabelos indisciplinados com uma tesoura ou alicate, depois penteie o bigode e corte os pelos que caem abaixo de sua linha de lábio.

5. Quanto mais fino o bigode, quanto mais vezes você vai ter que consertá-lo, diz Brown. Bigodes mais grossos podem demorar um pouco mais.

Dicas:

1. Deixe um pequeno espaço acima da sua linha de lábio e logo abaixo do seu nariz para um look mais arrumado que não vai sobrecarregar o seu rosto.

2. Mantenha o seu bigode macio e suave usando um óleo barba diariamente.

3. Uma vez por semana, apare os cabelos dispersos, bem como quaisquer que cresçam abaixo de sua linha de lábio.

4. Aplique a cera para dar-lhe alguma forma e manter. Cera também é importante quando se quer adicionar algum estilo pessoal.

Fonte: Men’s Health