Fitness

Correr ou caminhar? Você escolhe!

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

Qual é o melhor? Você decide, o importante é sair do sedentarismo! Ambos são simples: é só sair de casa, achar um local propício (ruas, parques, praia, etc) e ganhar saúde. Sem pagar mensalidade!

Tanto a corrida quanto caminhada são atividades aeróbicas bastante benéficas, pois auxiliam na perda de peso, no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, além de contribuir para a saúde do coração, prevenir o diabetes e reduzir o risco de câncer.

A caminhada queima mais gordura, pois em baixa intensidade, o corpo usa a gordura como combustível para o exercício. Já a corrida, por impor um ritmo mais intenso ao corpo, consome mais carboidratos. No final, para distâncias iguais, a corrida queimará mais calorias e portanto, tende a ser mais eficiente para perda de peso. Porém, o impacto sobre as estruturas do corpo (joelhos, quadris, pés, tornozelos) é maior, além de cansar bem mais. É preciso ter em mente que corrida é um esporte de impacto. Para quem tem problemas de saúde ou não tem tanto fôlego, uma caminhada mais longa pode compensar a diferença de calorias consumidas com a corrida. Outra opção é começar com a caminhada e, caso se sinta confortável, ir aumentando o ritmo para correr um pouco, se desejar.

Se a sua opção é por correr, é importante evitar superfícies irregulares, além de escolher um tênis que seja adequado para este fim. As lojas oferecem vários modelos dependendo da sua pisada, da frequência e da duração do exercício. Caso tenha restrições de saúde, nunca é demais consultar um médico antes de sair correndo por aí. A caminhada, por ter pouco impacto e por cansar menos, não exige tantas preocupações.

Se o tempo está curto e você quer praticidade, ficam duas opções simples e sem custo. E a sua saúde agradece!

Fonte: http://www.fitday.com/