Beleza > Cabelos

Guia do cabelo cacheado

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

Você tem o cabelos cacheado mas não sabe o que fazer para deixá-lo lindo como os das divas do cinema? Calma, não se desespere nem parta para uma progressiva. Cuidar dos cachos pode ser uma tarefa mais fácil do que você pensa. O segredo de tudo está no modo como o cabelo é lavado.

 

 

cabelo cacheado

Os cabelos cacheados precisam de cuidado especial

 

Como lavar o cabelo cacheado

 

Os cabelos cacheados devem ser lavados com shampoo que não fazem espuma. Essa é a regra número um no trato desse tipo de cabelo. Existem diversas marcas de shampoo sem espuma no mercado. Caso essa informação não seja indicada no rótulo, veja os ingredientes presentes no produto. Certifique-se que ele não tem uma substância chamada Lauril Sulfato de Sódio.

 

O Lauril Sulfato de Sódio é a substância usada para fazer espuma no cabelo. Ele  é corrosivo, irritante da pele e do couro cabeludo, pode causar alergias e até queda de cabelo. O maior problema é que ele pode reagir com outros ingredientes usados em cosméticos e formar nitratos, que são carcinogênicos.

 

Agora que você ja sabe qual shampoo usar, chegou a vez de aprender a utilizar o condicionador. Depois que você lavar os cabelos, aplique o condicionador e não enxague. Isso mesmo, não enxague. Aplique o condicionador ao longo dos fios, da raiz até as pontas. Em seguida pegue um pano fino de algoodão e aperte-o contra a cabeça, pra tirar o excesso do produto. Pronto, você não precisa fazer mais nada além de penteá-los.

 

O resultado dessa simples lavagem será um cabelo naturalmente cacheado e bonito. Você vai se surpreender !

 

cabelo cacheado

O shampoo sem espuma restaura o brilho e a leveza dos cachos

 

 

As 4 regras do cabelo cacheado

 

1. Mantenha o cabelo em boa saúde com hidratações regulares e tratamentos semanais de terapia profunda.

 

2. A melhor maneira de manter o estilo de seus cachos é dividir o cabelo cacheado em pelo menos cinco seções. Em seguida, aplique produtos através de cachos, seção por seção, com os dedos. Use uma quantidade um quarto do tamanho de sua loção, gel ou mousse de acordo com o seu tipo de cacho.

 

3. Deixe seu cabelo com ar seco ou use um difusor após a aplicação de produtos.

 

4. Use uma pomada para acabamento para segurar o estilo e aumentar o brilho.

cabelo cacheado

Soros, pomadas e pastas ajudam a manter os fios arrumados

 

Escolher os produtos certos

 

– Máscaras de cabelo são uma ótima maneira de restaurar os nutrientes do seu cabelo cacheado. Elas devem ser usadas ​​semanalmente para hidratar seus fios e deixá-los macios e fáceis de lidar.

 

– Use gel se você tem cachos mais apertados e quer mantê-los firmes. Você também pode combiná-lo com loções quando estiver muito úmido para manter cachos sem frizz.

 

– Se você tiver o cabelo ondulado ou cachos soltos, o mousse é a sua melhor aposta.

 

– Soros, pomadas e pastas ajudam a manter os fios arrumados.

 

Como usar um difusor no cabelo cacheado

 

Ao usar um difusor, você precisa inclinar a cabeça para baixo para permitir que os cachos fiquem longe do couro cabeludo, ou pode levantá-los por baixo (como na imagem acima). Seque entre oitenta a noventa por cento do seu cabelo cacheado, em seguida, deixar o ar secar para um estilo de longa duração. Além disso, não mantenha o difusor em um ponto fixo – passe em torno de toda a sua cabeça para secar o cabelo uniformemente.

 

cabelo cacheado

Açucar mascavo é um excelente aliado na hidratação dos cabelos cacheados

 

 

Hidratação com açucar mascavo

 

Pode parecer estranho mas o açucar mascavo é um ótimo aliado dos cabelos. Ele tem um forte poder de hidratação, recupera o brilho e leveza dos fios. No caso dos cabelos cacheados, o açucar mascovo evitar o temido frizz e deixa os cachos perfeitos, cerca de três dias após a aplicação.

 

O açucar tem o poder de fechar a cutícula do cabelo, essa é a razão pela qual ele restaura o brilho e a maciez dos fios. Isso porque ele é composto por todas as substâncias que nosso cabelo precisa : cálcio, ferro, zinco, fosforo, potássio, sódio, vitaminas B1 B2 C.

 

Receita da hidratação com açucar mascavo:

 

Dilua 3 colheres de maisena em 200 ml de agua. Depois que o mingauzinho de aveia ficar pronto, adicione 2 colheres de uma máscara capilar da sua preferência, 3 colheres de açucar mascavo e um suco de 1 cenoura média.

 

cabelo cacheado

Fazer luzes em cabelos cacheados é uma boa ideia para desenhar os fios

 

 

O que não deve ser feito com o cabelo cacheado

 

O maior erro que das meninas de cabelos cacheados é não aplicar o produto styling seção por seção. Seu cabelo deve estar bem molhado quando for aplicar os produtos, porque o cabelo crespo é como uma esponja. Se você nãos separa o cabelo quando vai aplicar o produto, ele não será absorvido e esse fios que ficarem secos vão causa frizz e os cachos não ficarão tão definidos.

 

A melhor maneira de tornar os cabelos cacheados mais definidos e fazer luzes. É claro que isso depende do seu tom de pele, mas esta é uma ótima maneira de criar dimensão.

 

Quanto aos estilos de penteados para tentar com cabelo cacheado,  você pode dividi-lo em duas partes e depois torcê-lo, fazer um coque atrás da cabeça, ou a tradicional trança!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!