Especialidades

Ouvir música durante o sono pode melhorar a memória

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

2011929214925

Publicado na revista científica Neuron, este pequeno estudo demonstra que quando sons são sincronizados com ondas emitidas pelo cérebro – oscilações neurais – enquanto estamos dormindo, a nossa memória é melhorada.

Para a pesquisa realizada, em parte, pelo Dr. Jan Nascido da Universidade de Tubingen, na Alemanha, 11 voluntários aprenderam associações de palavras antes de ir para a cama e ouvir música. Dependendo da noite, os participantes ou ouviram sons sincronizados com as oscilações do cérebro, ou não sincronizados.

Os pesquisadores descobriram que, com os sons sincronizados de acordo com as oscilações neurais, os voluntários lembraram um maior número de associações de palavras ouvidas na noite anterior. Os estímulos sonoros não sincronizados, entretanto, não tiveram nenhum efeito particular.

Mais pesquisas sobre o assunto poderiam mostrar que os sons sincronizados são capazes de “melhorar o ritmo do nosso cérebro quando estamos acordados, para regular a nossa atenção, por exemplo”, disse o Dr. Born.

Não podemos esquecer que não é apenas durante o sono que a música tem efeitos positivos sobre o nosso corpo. Pesquisadores da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia constataram que algumas batidas específicas – compostas por dois sons em diferentes freqüências – poderiam ajudar a reduzir a ansiedade e abrandar o ritmo cardíaco das pessoas sob estresse em uma operação de catarata.

Fonte: huffingtonpost.fr