Nutrição

Pequenas mudanças que vão tornar seus hábitos mais saudáveis

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

05.14 saudável

Com algumas dicas fáceis você vai perceber o que pode estar prejudicando a sua saúde e verá formas simples de mudar esses comportamentos e conquistar uma melhor qualidade de vida.

Dormir pouco

05.14 dormir pouco

Sono pode ser a última coisa em sua louca lista de coisas a fazer, mas o seu corpo precisa descansar para manter um equilíbrio saudável. Quando você está privado de sono, você dá preferência para alimentos não saudáveis​​, como batatas fritas e doces, para obter energia de forma rápida, mesmo quando você não está com fome. Além disso, você nunca se sente bem disposta!

Correção: Tente dormir pelo menos oito horas sempre que você puder.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Evite bebidas com cafeína quatro horas antes do horário de ir dormir.

Exercite-se um pouco a cada dia. Mesmo pequenas doses de atividade física, como a dança em torno de seu quarto por dez minutos, depois da escola, pode ajudá-lo a adormecer mais fácil.

Desligue-se. Quando você está pronto para ir para a cama, desligue o telefone e computador, para que você não fique tentado verificar mensagens e e-mails.

Não fique acordada até muito tarde nos fins de semana. Você pode pensar que dormir vai reverter o dano, mas não ter um horário fixo de dormir apenas confunde o seu corpo e torna mais difícil para dormir na noite seguinte.

Evite dormir com a TV ligada. A luz da TV estimula o cérebro e o impede de obter o sono profundo que seu corpo precisa.

Pular o café da manhã

05.14 café da manhã

Quando você está com pressa de manhã, sair sem comer pode não parecer um grande problema, mas a primeira coisa que você comer na manhã fica no metabolismo. Quem toma café da manhã também sente menos fome durante o dia.

Correção: Coma todas as manhãs.

Comer qualquer coisa é melhor do não comer nada, mas tente comer alguma coisa realmente que lhe deixe satisfeito, como proteínas e fibras. Dessa forma, você não vai estar morrendo de fome na hora do almoço!

Grandes porções de comida

 

Hoje em dia, os alimentos são embalados e servidos de uma maneira que faz com que seja fácil de comer demais. (Por exemplo, a maioria dos pratos de restaurante tem comida e calorias suficientes para não apenas uma, mas duas refeições!) Você reprogramar a sua ideia de uma porção saudável e realmente prestar atenção aos seus sinais de fome, de modo que você parar de comer quando já estiver cheio.

Correção: Verifique o tamanho da dose no rótulo de qualquer lanche embalado ou de alimento. Às vezes, o pacote de batatas fritas ou a garrafa de refrigerante da máquina de venda automática é de duas porções ou mais! Coma devagar para que você possa parar antes de se sentir estufado. Seu corpo pode levar até 10 minutos para obter o sinal de que você está satisfeito. (Você deve sentir que você ainda pode comer mais uma ou duas mordidas!)

Comer distraído

05.14 comer distraído

Você sempre começa a comer quando está no telefone com um amigo, e antes que você perceba, terminou um saco inteiro de salgadinhos? Cerca de 86% das pessoas comem enquanto fazem outras coisas, como falar ao telefone ou assistir TV, o que pode levar a excessos. Por quê? Seu cérebro não ouvir seu estômago dizendo que está cheio quando está focado em outra coisa!

Correção: Procure apreciar a sua comida

Saboreie cada mordida! Essas dicas vão ajudá-lo a parar de comer sem pensar.

Faça uma pausa de 10 minutos para refeições, em que você realmente pare para comer, sente em uma mesa na cozinha ou refeitório.

Use um garfo e faca. Vai fazer a sua refeição durar mais tempo e forçá-lo a concentrar-se na comida. Concentre-se no gosto.

Mastigue devagar e com cuidado, o que irá ajudá-lo a aproveitar cada mordida. Você vai se sentir mais satisfeito com menos comida.

Evite lanches sem medidas pré-definidas. Se você estiver realmente com fome, medir uma porção e colocá-lo em uma tigela, ou tomar um lanche pré-repartido, como uma barra de cereais ou uma peça de fruta.

Calorias líquidas

05.14 calorias liquidas

Refrigerantes, sucos, smoothies, chás… Você pensar neles como apenas bebidas, mas muitos têm calorias suficientes para ser uma refeição ou um lanche. Além disso, uma vez que eles têm de toneladas de açúcar, podem te deixar com fome e fazer você comer mais durante o dia.

Correção: Mude para a água.

Compre uma garrafa de água bonita e mantenha em sua mochila. Você sempre vai tê-la com você quando você estiver com sede, então você estará menos propenso a pegar refrigerante com açúcar ou chá.

Corte o refrigerante. Pode ser difícil de parar, mas mesmo se você começar por cortar apenas um refrigerante por dia, ele já pode fazer uma grande diferença.

Tenha cuidado com bebidas de café. Muitas das bebidas que eles fazem em lugares como Starbucks ou Dunkin Donuts são gostoso, mas podem estar cheias de açúcar. Pense nisso como um café e sobremesa.

Considere smoothies como um lanche saudável, e não apenas uma bebida. E opte sempre pelas versões apenas com frutas e sem açúcar. A maioria das cadeias e lanchonetes tem e você nem vai notar a diferença, porque a fruta é naturalmente doce!

Tempere sua água! Rodelas de laranja, fatias de limão ou frutas congeladas podem adicionar algum sabor e diversão! Você vai ter um pouco de doçura sem açúcar.

Estresse

05.14 estresse

Sim, a comida às vezes pode distraí-lo quando você está chateado, ou dar-lhe uma sensação de calma quando você está atrasado. Mas o que você não percebe é que o estresse estimula  no seu corpo a produção de um hormônio que mexe com seu metabolismo.

Correção: Encontre novas maneiras de desestressar

Faça pelo menos dez minutos de atividade física durante o dia. O exercício físico regular tem sido bom para reduzir os níveis de estresse global, mesmo uma rápida caminhada, um passeio de bicicleta ou uma corrida.

Tire um tempo de descanso mental quando você chegar ao ponto de ruptura. Feche seus olhos por cinco minutos, sente-se em silêncio e respire profundamente. Basta definir o alarme em seu telefone para que você não precise ficar verificando o relógio.

Tente meditar. Inspire pelo nariz, sentindo o ar encher o seu pulmão em primeiro lugar, e seu segundo peito, e expire pelo nariz. Repita dez vezes.

Lanchinho em momentos de estresse. Se você costuma comer demais quando está estressado, tente trocar alimentos açucarados ou ricos em amido, como doces ou batatas fritas, por bolachas integrais com queijo com baixo teor de gordura. Fibras e proteínas dão uma sensação de saciedade mais rápido.

Comece cada dia com uma música e uma posição de yoga. Sente-se com as pernas cruzadas (quase como em estilo indiano), e tente trazer os dois pés sobre as coxas. Mantenha a coluna reta e respire oito vezes profundamente.

Fonte: seventeen.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto