Sem categoria

Por que a aparência é tão importante para os adolescentes?

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

adolescentes

Piercing, penteado e moda. Sapatos de marca, todos os atributos de aparência física, que aos primeiros sinais de puberdade, adquirem sua importância. O adolescente passa horas na frente do espelho e não suporta qualquer provocação sobre o seu olhar. Não se desespere, isso é normal!

 

Conformidade vs individualidade

Adolescentes oscilam entre o desejo de se auto-afirmar e cumprir as regras impostas pelo seu grupo. Quando observados, eles se sentem atacados e quando ignorados eles se sentem abandonados, diz o psiquiatra Serge Tisseron. Adolescentes vão adotar estratégias de distinção e de posse. Eles procuram distinguir-se do mundo das crianças, mas também dos adultos que tomam um look “que adere a sua idade.” Ao contrário da crença popular, o adolescente não está tentando parecer mais velho, ao contrário, ele visa a idade, adotando um código de vestimento própria. Na sociabilidade colegial, há uma forte pressão para se conformar, observa o sociólogo Aurelia Mardon. Vestuário, e todas as outras ferramentas de aparência, serão mobilizados para assemelhar-se ao grupo que eles desejam pertencer.

 

Adaptando-se ao seu corpo

A voz, o corpo, o cabelo,passam por muitas mudanças sem que o adolescente tenha controle. Cuidar da sua aparência também é uma forma do adolescente recuperar um corpo que nem sempre evolui como desejava. Piercing ou tatuagem são maneiras de tornar o corpo mais maleável e brincar com os contornos de sua identidade.

 

Espelho na parede

Trabalhar na aparência física não é uma prática puramente egocêntrica sobre si mesmo. Sua imagem é um ato de trabalho orientado para fora para adolescentes. Olhando-se no espelho, o adolescente olha para a imagem que oferece aos outros. Ao destacar-lhe ele faz com que se sinta melhor sobre si mesmo. O adolescente, no entanto, deve perceber que a aparência física não é tudo. Os pais podem ajudar seus filhos adolescentes a ter experiências onde eles se sentem valorizados. A auto-estima não deve depender apenas na aparência física.

 

Fonte: plurielles.fr